A pergunta que muitas empresas automobilísticas vêm se fazendo nos últimos tempos é: que fim dar às caras células de baterias utilizadas em carros elétricos depois que sua serventia chegar ao fim? Para tentar achar uma resposta, o Grupo BMW e a companhia elétrica sueca Vattenfall se uniram e iniciaram um projeto de pesquisa que visa possibilitar um novo uso às baterias de alta tensão.
A premissa por de trás dessa pesquisa é que, apesar de as baterias de íon-lítio velhas dos carros da BMW i (submarca do grupo que produz carros com pegada sustentável, livre de emissões e com motor elétrico) não possuírem o potencial de alimentar um novo carro elétrico, elas ainda teriam cerca de 80% da capacidade de armazenamento disponível, ou seja, ainda conteriam energia considerável para serem reaproveitadas. Assim, elas poderiam ser utilizadas por fontes de energia renováveis, na estabilização de rede, como back-up, ou para aplicações estacionárias.
O funcionamento para esse tipo de reaproveitamento seria o seguinte: painéis solares armazenariam baterias de energia elétrica usadas de carros elétricos. A energia seria gerada pela luz solar e permitiria o carregamento rápido de veículos elétricos, em certas cabines instaladas pelas cidades.
O foco das atividades conjuntas do Grupo BMW e da Vattenfall é a instalação de cache para estações de carregamento rápido e painéis solares, bem como um espaço com grande capacidade de armazenamento, a fim de estabilizar a operação de rede.
O projeto-piloto já foi testado na Alemanha, na Califórnia (EUA) e em Shanghai (China), e a equipe está entusiasmada com os resultados obtidos até agora.
Saiba mais sobre a “Second Life Batteries”, a bateria reutilizavel estudada no projeto, no vídeo abaixo.
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