Empresas que dependem da polinização pedem que Reino Unido proíba uso de pesticidas

Compartilhar

De acordo com uma entrevista exclusiva realizada pelo jornal The Guardian Líderes empresariais estão pressionando o governo do Reino Unido a parar de ignorar as evidências científicas e proibir o uso de um pesticida prejudicial às abelhas. O pesticida neonicotinoide Cruiser SB, utilizado na produção de beterraba sacarina, revela-se altamente tóxico para esses polinizadores. Embora seja proibido na União Europeia, o Reino Unido concordou temporariamente com seu uso emergencial todos os anos desde sua saída do bloco. Em 2017, o então Secretário do Meio Ambiente, Michael Gove, prometeu utilizar o Brexit para proibir todos os neonicotinoides.

Neonicotinoides: o que são, tipos e usos

Consultores científicos do governo afirmaram, em setembro, que não poderiam apoiar a autorização para o Cruiser SB, alegando que os “potenciais efeitos adversos para as abelhas e outros polinizadores superam os prováveis benefícios”.

Atualmente, um grupo de empresas, que dependem diretamente dos polinizadores, como agricultores e fabricantes de produtos botânicos, insta o governo a seguir os conselhos científicos e proibir o uso de pesticidas nocivos às abelhas. Em carta direcionada a Mark Spencer, a Ministra da Agricultura, Anabel Kindersley, o CEO da Neal’s Yard Remedies, Tim Mead, o líder da Yeo Valley, juntamente com representantes da Lush e da Body Shop, solicitam o bloqueio do uso do Cruiser SB.

Europa proíbe neonicotinoide, agrotóxico mais usado no mundo

“Escutemos os cientistas. O uso excessivo de pesticidas está dizimando nossas abelhas e outras espécies de insetos essenciais para a manutenção de um ambiente saudável, seguro e limpo”, enfatizam os empresários. Eles alertam que uma única colher de chá de neonicotinoide é suficiente para administrar uma dose letal a 1,25 bilhão de abelhas. Desde 1900, o Reino Unido perdeu 13 das 35 espécies de abelhas nativas, e um terço da população de abelhas desapareceu na última década.

“Para manter os elevados padrões dos nossos produtos, muitas empresas britânicas dependem de uma população saudável de polinizadores. Necessitamos de práticas agrícolas sustentáveis que não comprometam nosso ecossistema”, ressaltam os empresários.

Como pesticidas neônicos prejudicam as abelhas?

A beterraba sacarina, uma cultura com uma das margens de lucro mais elevadas no Reino Unido, enfrenta ameaças do vírus amarelo, transmitido por pulgões, que pode diminuir a produção agrícola. As sementes tratadas com Cruiser SB eliminam os pulgões, mas o pesticida se espalha pelo solo, tornando tóxicas as flores silvestres que aí crescem e prejudicando as abelhas que as visitam para a polinização.

Apesar dos apelos, sindicatos agrícolas e produtores de beterraba sacarina têm pressionado o governo para permitir o uso do Cruiser SB no próximo ano, e espera-se que os ministros aprovem seu uso emergencial.

Anabel Kindersley declara: “As abelhas e outros polinizadores cruciais estão ameaçados apenas para produzir açúcar um pouco mais barato. Acreditamos que, ao ignorar os conselhos de seus próprios consultores científicos, o governo está arriscando a merecida reputação de liderança ambiental do Reino Unido.”

Um porta-voz do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais afirmou: “Recebemos um pedido para o uso do produto neonicotinoide Cruiser SB na safra de beterraba sacarina de 2024, que está atualmente em avaliação”.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais