As empresas que vendem crédito de carbono derivam de iniciativas impulsionadas pelo mercado de crédito de carbono. Esses empreendimentos foram instituídos através da estabilização do mercado de carbono em 2005, como viabilizado pelo Protocolo de Kyoto, para o auxílio do processo de captura de carbono, com a finalidade de reduzir as mudanças climáticas.
A partir disso, dois tipos de mercado foram desenvolvidos, o oficial, que é regulamentado pelo Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), e o voluntário, em que empresas interessadas em estabelecer uma relação sustentável com o meio ambiente comercializam a captura e neutralização de carbono.
O crédito de carbono é uma unidade de medida que corresponde a uma tonelada de carbono equivalente (tCO2e). A partir da institucionalização do mercado de carbono, foi possível a comercialização da captura de emissões de gases do efeito estufa.
A venda de crédito de carbono, como já mencionado, pode ser feita através do mercado oficial, regulamentado pelo MDL, ou pelo mercado voluntário. No Brasil, grande parte dessa comercialização é feita a partir do Cap and Trade, um sistema que funciona a partir da regulamentação governamental de um limite de emissões de carbono (cap) para todo o país.
O limite é dividido entre empresas em formato de licenças, sendo que cada uma representa uma tonelada de carbono equivalente. Isso, por sua vez, força as empresas com mais emissões a comprarem licenças de empresas menores (trade). Essa troca incentiva a diminuição de emissões de empresas em consequência do limite estipulado pelo governo.
Conheça mais sobre o sistema Cap and Trade na nossa matéria:
No mercado voluntário, a venda desses créditos é feita através de empresas que vendem crédito de carbono.
As empresas que vendem crédito de carbono se responsabilizam pelo desenvolvimento de um inventário e a neutralização de gases do efeito estufa. Essas emissões são contabilizadas, dentro dos três escopos de emissões, para que possam ser devidamente neutralizadas.
As técnicas de neutralização de carbono feitas por empresas que vendem crédito de carbono podem variar de acordo com o interesse de cada organização. Em geral, ela pode ser feita através de ações como o plantio de árvores, conservação de florestas e outras áreas verdes, investimentos na área de energias renováveis e a captura e armazenamento de carbono.
Muitos especialistas da área ambiental enfatizam a necessidade do investimento em técnicas de redução das emissões de gases do efeito estufa. De fato, muitas críticas ao mercado de crédito de carbono derivam da falta de transparência de empresas que vendem crédito de carbono na realização de ações ambientais.
O próprio plantio de árvores como técnica de neutralização já foi criticado em base às mudanças climáticas. Uma pesquisa da Universidade de Utah, por exemplo, evidenciou que problemas resultantes do aquecimento global, como incêndios florestais e o estresse climático, podem comprometer a capacidade de captura de carbono de algumas florestas.
Portanto, cabe à responsabilidade de cada entidade que procura esses serviços uma investigação fiel e rígida dentro desse mercado, para que suas emissões sejam mesmo reduzidas.
Para saber como começar a fazer a neutralização do carbono na sua empresa, preencha o formulário a seguir:
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