O endro, de nome científico Anethum graveolens, é uma erva popular na Europa e na Ásia. Ela possui diversos benefícios para a saúde, mas também funciona como um ótimo ingrediente na cozinha, complementando diversas receitas. Tanto a salsa como o aipo fazem parte da mesma família do endro.
Algumas pessoas podem acabar confundindo a erva com temperos como cheiro verde ou coentro. No entanto suas folhas são bem menores e finas, e sua aparência é muito semelhante ao da grama. Apesar de pobre em calorias, o endro é rico em diversos nutrientes, que podem gerar certos benefícios ao corpo.
O endro tem um sabor de alcaçuz semelhante à erva anis-estrelado. Porém, quando esquentado por um longo período de tempo ele pode perder seu aroma e ficar mais amargo. Desta forma, a melhor alternativa na hora de cozinhar com essa erva é adicioná-la apenas quando o prato estiver quase pronto.
O endro é uma erva rica em antioxidantes, comprovado cientificamente. Os principais compostos antioxidantes encontrados em sua composição são os flavonoides, terpenoides e as taninas. Quando consumidas em rotineiramente, essas propriedades ajudam a reduzir o risco de doenças graves como:
Outro fator importante alcançado através da ingestão de antioxidantes é a prevenção do envelhecimento precoce, devido ao seu papel na eliminação de radicais livres. Por fim, o endro contém vitamina C, que uma vez no organismo humano, assume propriedades antioxidantes poderosas.
Além de ser rico em antioxidantes, o endro possui uma quantidade significativa de fibras em sua composição. Por esse motivo, o seu consumo facilita o funcionamento do sistema digestivo. Afinal, as fibras ajudam a acelerar o metabolismo e aumentar a sensação de saciedade, impedindo que a pessoa coma mais do que deveria.
Assim como outras ervas que ajudam no tratamento de gripes e resfriados, o endro é rico em propriedades antiespasmódicas e expectorantes. Logo, consegue tratar a tosse seca, associada a condições como a asma.
Estar com os níveis de açúcar no sangue desregulados pode aumentar o risco de problemas graves, como a resistência à insulina, síndrome metabólica e diabetes tipo 2. No entanto, algumas pesquisas apontam que o endro pode ajudar na redução do açúcar no sangue. Contudo,os estudos foram feitos majoritariamente em animais, se fazendo necessário a análise em humanos.
Existem evidências de que a erva endro possui efeitos anti bacterianos, que podem ser benéficos contra bactérias maléficas, como a Staphylococcus aureus e a Candida Sp. Desta forma, ela pode ajudar na melhora de infecções virais e bacterianas, sem contar com seu uso na inibição de tumores malignos.
Apesar de ser geralmente seguro para o consumo, ingerir endro pode causar reações alérgicas com sintomas de vômito, diarreia, coceira na boca e língua e garganta inchada. Além disso, alguns especialistas recomendam o uso de suplementos de endro para aliviar dores da gravidez e da amamentação, porém ainda não existem estudos o suficiente para comprovar sua efetividade.
Desta forma, antes de fazer o uso da erva nesses momentos delicados, entre em contato com um especialista da saúde e pergunte se existe algum problema.
O endro pode ter uma funcionalidade semelhante a da salsinha e do coentro na cozinha. Logo, ele é um ótimo acompanhamento para saladas, tempero de carnes e preparação de sopas. Para comprar a erva, basta se direcionar ao mercado ou à quitanda mais próxima da sua casa. A maioria desses locais vendem endro nas seções de temperos e ervas.
O seu armazenamento deve ser feito de formas diferentes, dependendo do tempo que precisa ser guardado. Caso você queira que ele dure um ou dois dias, pois vai usar rápido, armazene-o na geladeira enrolado em um plástico ou em um pote. Depois de usado uma vez ele fica ruim rapidamente.
Se você quiser que ele dure mais tempo, pelo menos uma semana, corte a erva em pedaços pequenos e coloque em um pote de vidro. Esse pote deve ser armazenado no congelador até o momento que for usado. Ressecar o endro também ajuda em seu armazenamento, porém, pode retirar boa parte do aroma da planta. Por esse motivo, muitas pessoas optam por seu refrigeramento.
Coloque uma panela com água para ferver, quando chegar ao ponto de fervura adicione as folhas de endro e deixe ali por 15 minutos – com o fogo desligado. Depois que ficar morna, coe o líquido, retirando as folhas, e tome a bebida.
Algumas pessoas costumam confundir o endro com a erva-doce. Porém, apesar de ambos serem ervas, eles são espécies diferentes, o primeiro sendo uma planta anual enquanto a erva-doce é perene, tendo um sabor anilado, totalmente diferente da outra erva.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais