Alternativa sustentável, energia hidrossolar permite segurança energética sem sobrecarregar o sistema hídrico
Energia hidrossolar é um sistema de produção de energia elétrica a partir da combinação de energia hidrelétrica e energia solar. Esse sistema contribui para a segurança energética da população do entorno, já que permite o aumento da produção de energia.
A energia hidrossolar é uma alternativa para locais com períodos de seca intensos e alta incidência solar, como é o caso do município de Sobradinho (DF). Ela é uma fonte de energia renovável, alternativa aos combustíveis fósseis. Apesar disso, as usinas hidrelétricas e os parques solares apresentam impactos ambientais, como o desmatamento.
O que é?
Energia hidrossolar é uma alternativa de combinação entre modelos de geração de energia renovável. Ela combina o modelo de geração de energia hidrelétrica com o solar. Assim, estabelece um sistema que otimiza a área e supre uma demanda maior de energia.
Esse sistema utiliza a área disponível ao redor de uma usina hidrelétrica (UHE) para a instalação de painéis solares fotovoltaicos. Com isso, é implementado um sistema de abastecimento de energia em que um modelo complementa o outro.
A instalação pode ser implementada nos reservatórios das usinas hidrelétricas, criando um parque solar flutuante e possibilitando o aproveitamento da área. Outra alternativa é o uso de áreas terrestres para a alocação dos painéis, desde que a incidência solar seja suficiente.
Vantagens
- Suprimento da demanda de energia elétrica em períodos de escassez de recursos (incidência solar ou água);
- Aumento da geração de energia;
- Aproveitamento do uso do solo ou reservatório no entorno;
- Promove a segurança energética;
- Geração de energia renovável.
Desvantagens
Apesar de ser uma alternativa sustentável de geração de energia, os modelos de energia solar e hidrelétrica apresentam alguns impactos socioambientais. Confira:
Impactos das instalações de energia solar:
- Desmatamento e destruição de hábitats;
- Morte de aves e insetos aquáticos;
- Composição dos painéis solares com a presença de materiais tóxicos, como o silício.
Impactos das usinas hidrelétricas:
- Impacta negativamente comunidades tradicionais locais;
- Desmatamento e destruição de habitats;
- Alagamento do ecossistema do entorno;
- Desequilíbrio ecossistêmico dos corpos hídricos;
- Emissão de gases do efeito estufa, como metano e dióxido de carbono;
Projetos de energia hidrossolar
Os projetos de energia hidrossolar tem como objetivo implementar sistemas conjuntos de energia hidrelétrica e solar. Eles buscam a otimização da geração de energia, adequando o sistema de acordo com a necessidade da região. Confira alguns projetos:
No Brasil
Projeto Sinergia Hidrossolar
O projeto foi elaborado para a usina hidrelétrica de Itumbiara, localizada no estado de Minas Gerais. Esse projeto busca a combinação de um sistema de energia solar fotovoltaica, com uma instalação flutuante na água, com a usina hidrelétrica já existente.
Usina Hidrelétrica de Sobradinho
O projeto do município de Sobradinho, em Brasília, busca o aproveitamento da incidência solar para a geração de energia. Sobradinho está localizado na região com a maior presença de luz solar do País, favorável para a instalação de painéis solares.
Além disso, o local conta com períodos de seca severos, o que aumenta a demanda de água. Dessa forma, o sistema hidrossolar contribui para a redução da demanda de energia produzida a partir da usina hidrelétrica.
Em períodos de seca, o sistema solar fotovoltaico supre as necessidades de energia elétrica do município. Assim, é possível armazenar a água para o abastecimento da população, garantindo maior segurança.
Parque Nacional da Patagônia
No ano de 2020, foi elaborado um projeto de instalação de um sistema hidrossolar no Parque Nacional da Patagônia. O objetivo era aumentar o alcance da produção de energia, combinando a área do entorno da usina hidrelétrica da região com um parque solar.