A energia solar off-grid trata-se de um sistema fotovoltaico que produz energia elétrica por meio da radiação solar de forma autônoma. Isso significa que a energia produzida não passa pela rede pública, mas é armazenada em baterias.
Dessa forma, o sistema off-grid de energia solar pode ser um aliado aos consumidores que buscam independência do fornecedor de energia ou demonstram um compromisso com fontes de energia não poluentes.
Energia solar diz respeito à conversão de radiação solar em eletricidade ou energia térmica. Em geral, existem três tipos de sistemas de energia solar: energia fotovoltaica, energia heliotérmica e energia fototérmica.
A energia fotovoltaica trata-se da conversão de radiação solar diretamente em eletricidade. Esse processo se dá pelo uso de uma célula fotovoltaica, feita de silício. O conjunto dessas células, associadas em série ou paralelo, forma um painel de energia solar, principal componente do sistema fotovoltaico. Da mesma forma, o conjunto de painéis solares forma um gerador fotovoltaico.
Por outro lado, a energia heliotérmica é caracterizada pelo uso de coletores, que captam a radiação solar e a convertem em calor. Esse calor é usado para aquecer um fluido e, a partir da movimentação de turbinas pelo seu vapor, a eletricidade é gerada.
Já a energia fototérmica refere-se à captação de luz solar para aquecer a água de residências e prédios por meio de um sistema de aquecedor solar.
Um sistema fotovoltaico aponta o modelo em que o kit de energia solar fotovoltaico deve seguir na sua instalação. Existem dois modelos, que se diferenciam pela conexão com a rede de distribuição de energia elétrica.
O sistema off-grid de energia solar, também chamado de sistema autônomo ou isolado, não é conectado à rede de distribuição de energia elétrica. Ele é usado para propósitos específicos e pequenos, como bombeamento de água e iluminação pública. Dessa maneira, a energia solar off-grid excedente gerada é armazenada em baterias e utilizada durante a noite ou em momentos com pouca ou nenhuma incidência de luz solar.
Devido ao fato de as baterias serem a única fonte alternativa de energia para momentos ausentes de luz solar, é preciso dimensioná-las levando em conta as características climáticas do local e a demanda de energia sobre o sistema.
Em outras palavras, é preciso calcular quanta energia será necessária à residência para determinar qual a capacidade máxima de armazenamento de energia das baterias será necessária. Assim, garante-se que o sistema não será interrompido, evitando que o local fique sem energia.
O sistema on-grid de energia solar, também chamado de grid-tie, compreende um sistema que precisa estar conectado à rede de distribuição de energia elétrica (geração distribuída), tendo o inversor solar on-grid como principal diferencial. Dessa forma, o kit solar on-grid não dispõe de bateria para o armazenamento de eletricidade e o inversor solar, ou inversor on-grid, tem a função de sincronizar com a rede pública.
Com essa função, toda energia solar on-grid excedente é mandada para a rede elétrica da distribuidora de energia, sendo convertida em créditos de energia. Assim, esses créditos podem ser utilizados quando a irradiação solar não for suficiente para suprir a demanda.
A energia solar off-grid é, portanto, aquela que gera eletricidade por meio da luz solar, armazenando-a em baterias. Dessa forma, seu kit fotovoltaico inclui os seguintes componentes, divididos em blocos:
Como dito anteriormente, o sistema off-grid não depende da infraestrutura da rede pública de distribuição de energia elétrica, já que sua energia é armazenada em baterias.
Dessa forma, sistemas fotovoltaicos off-grid não têm a necessidade de homologação. Isso significa que eles não precisam passar por um procedimento de fiscalização pela distribuidora.
A placa solar em um sistema off-grid funciona da mesma forma que no sistema on-grid. Desse modo, a placa, composta de células de silício cristalino, pode ser ser oferecida em dois tipos: painel solar monocristalino e painel solar policristalino.
Ambos os tipos funcionam captando fótons da luz solar, que ionizam o material das placas fotovoltaicas e formam uma corrente elétrica. Esse fenômeno é conhecido como efeito fotovoltaico.
Além de ajudar a diminuir a dependência por combustíveis fósseis e oferecer energia de forma constante, esse tipo de sistema pode ser mais rentável em regiões mais remotas do que aqueles conectados à rede de distribuição. Isso porque os consumidores independem da distribuidora e não precisam pagar a conta de luz.
No entanto, a demanda de energia solar off-grid é, principalmente, para propósitos locais específicos, como bombeamento de água, eletrificação de cercas e de postes de luz.
Ainda, a necessidade por baterias e controladores de carga aumenta o custo de instalação de forma considerável. Da mesma forma, suas baterias possuem uma vida útil de apenas 5 anos, o que também agrega desvantagem econômica nesse tipo de sistema.
A Lei 14300 de energia solar percorre sobre algumas regras relacionadas a micro e minigeração de energia. No entanto, suas regulamentações e taxações são relacionadas aos sistemas conectados à rede elétrica. Isso porque a legislação estabelece um custo para cobrir a infraestrutura e investimentos na distribuidora.
Dessa maneira, como a energia solar off-grid não depende desta infraestrutura, ela não é taxada.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais