Qual é o preço da energia solar?

Compartilhar

A energia solar tem seu preço inicial influenciado por uma série de fatores, incluindo o tamanho do sistema fotovoltaico, tipos e preços dos painéis solares e outros componentes e mão de obra. Entenda como esses e outros fatores influenciam no preço da energia solar.

Minha casa solar: use toda energia do Sol

Quanto custa para colocar energia solar em uma residência?

O kit energia solar residencial tem seu preço determinado em função de diversos fatores:

Tamanho do sistema fotovoltaico

O tamanho de um sistema de energia solar fotovoltaica influencia fortemente o custo da energia solar. Esse tamanho é medido em quilowatts (kW), unidade que informa a quantidade máxima de energia que os painéis fotovoltaicos são capazes de fornecer em condições ideais. Já a unidade quilowatts-hora (kWh) representa o quanto de energia elétrica as placas fotovoltaicas produzem e quanto sua casa consome.

É a partir do consumo energético da sua casa, em kWh, que é determinado o tamanho do sistema fotovoltaico. Quanto maior o consumo, maior deve ser o tamanho do sistema necessário para cobrir os custos da conta de luz, o que deixa o valor da energia solar mais alto.

Sua localização

Imagem por Green Voltaics Energy, disponível no Unsplash

Existem alguns motivos pelos quais o preço da energia solar pode variar conforme sua localização:

Quão ensolarada sua região é: 

A energia solar no Brasil é privilegiada, pois o país possui uma irradiação solar média de cerca de 5.153 Wh/m², segundo dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar. No entanto, a dimensão continental do país faz com que essa irradiação solar não seja igual por toda sua extensão. A região do Pantanal e do Nordeste são as que apresentam maior irradiação solar, sendo conhecidas como Cinturão Solar. 

Quanto menos luz solar sua casa recebe, mais painéis de energia solar são necessários para atender sua demanda energética, e maior o preço. Assim, se a irradiação solar da sua cidade é alta, pode haver uma economia na quantidade de placas de energia solar.

Como saber a irradiação solar por cidade?

Incentivos fiscais locais e estaduais: 

Esse tipo de medida varia de lugar para lugar e geralmente visa ampliar o acesso à energia solar, além de gerar mais empregos e renda. Com eles, a energia solar tem seu custo inicial reduzido.

Mercado: 

Competição local, demanda de empregos, despesas de operação, custos com mão de obra e políticas locais e estaduais diferentes influenciam no valor para instalar energia solar.

Tipo de equipamento e fabricante

Como a maioria dos produtos e serviços, a marca por trás da energia solar também dita seu preço. Os painéis solares de uma marca podem ser mais caros que os demais, mas isso não necessariamente significa que eles são melhores em termos de performance. Por isso, é importante estar atento às especificações dos equipamentos. 

Além disso, os modelos e tecnologias dos componentes de um sistema fotovoltaico também impactam o valor de instalação de energia solar. Microinversores, por exemplo, têm um custo maior que os inversores string convencionais, mas possuem uma geração de energia maior.

O tipo de placa solar também influencia no preço: o painel solar monocristalino é mais eficiente que o modelo policristalino e, portanto, possui um custo mais elevado. Porém, a maior eficiência do painel solar pode refletir em uma menor quantidade de painéis solares para atender a demanda energética. É importante lembrar que a vida útil dos painéis solares é de 25 anos ou mais, de forma que este é um investimento com retorno de economia duradouro.

O que influencia o preço de uma placa solar?

Tipo de sistema fotovoltaico

A maioria dos sistemas de energia solar residencial são do tipo on-grid, também chamados de geração distribuída. Eles são sistemas conectados à rede pública de energia elétrica, devendo ser homologados e ter a taxa mínima e a taxa da energia solar pagas mensalmente, como determina a Lei 14.300/2022

Apesar dos custos com a homologação e com as taxas mencionadas, o investimento em energia solar costuma ser maior em sistemas off-grid, que são desconectados da rede e costumam ser instalados em locais isolados. Isso implica a necessidade de instalar baterias para o armazenamento da energia excedente para que se tenha energia disponível no período noturno. 

Essas baterias não são necessárias nos sistemas de energia solar on-grid, pois este recebe energia elétrica da rede quando não há radiação solar suficiente para a produção de energia por meio dos painéis solares. Assim, neste tipo de sistema, a energia excedente é enviada para rede, o que gera créditos como forma de compensação.

Além das baterias, é importante notar que o sistema autônomo também requer um inversor solar off-grid e a adição de outros componentes, como controladores de carga. Isso porque, devido à conexão com a rede, as funções e capacidades de um inversor solar on-grid são diferentes do modelo para energia solar off-grid.

O que mais pode impactar no preço da energia solar?

  • Inclinação do telhado: Os painéis de energia solar precisam ser instalados com uma angulação otimizada para receber a luz do Sol. Se essa inclinação não é a ideal, será preciso utilizar estruturas para instalar os painéis na angulação correta. Se o plano é instalar o sistema de energia fotovoltaica em uma laje, essas estruturas são indispensáveis.
  • Condição do telhado: Telhados mais antigos ou de material mais frágil requerem um trabalho mais delicado, o que costuma adicionar aos custos de instalação.

Conclusão

Para saber de forma precisa o preço de um projeto solar residencial, o ideal é solicitar um orçamento com uma empresa de energia solar que analisará todos os fatores acima, além das particularidades da sua casa, como a área disponível para instalação dos painéis fotovoltaicos e a inclinação desta.

Quanto é possível economizar com energia solar em casa?

Usando um simulador solar, é possível ter uma noção da economia que um sistema residencial de energia solar pode gerar ao longo de 30 anos. Só é preciso informar o local da casa e o consumo médio de energia em reais. Caso seja necessário adquirir o sistema fotovoltaico por meio de financiamento, a economia mensal com as contas de energia elétrica pode ser revertida para o pagamento das parcelas.

Thaís Niero

Bióloga marinha formada pela Unesp e graduanda de gestão ambiental. Tentando consumir menos e melhor e agir para alcançar as mudanças que desejo ver na sociedade.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais