A energia solar tem vantagens e desvantagens, assim como toda forma de energia, e estas precisam ser conhecidas e bem entendidas antes de se instalar um aquecedor solar ou um sistema fotovoltaico. Saiba quais são os benefícios e os problemas desse tipo de energia e tome uma decisão consciente.
A energia solar é uma fonte de energia renovável. Afinal, ela depende de uma fonte inesgotável, o Sol.
Energias renováveis são importantes no combate às mudanças climáticas, pois seu uso tende a reduzir o consumo de combustíveis fósseis e suas consequentes emissões de gases do efeito estufa. Entretanto, apesar da energia renovável do Sol reduzir a pegada de carbono de quem a utiliza, ela não é totalmente sustentável, como veremos adiante.
Fazendo a instalação de um sistema fotovoltaico na sua casa ou na sua empresa, as contas de luz devem reduzir bastante. Isso porque o valor das contas é composto basicamente da taxação de energia solar, que compensa o uso da infraestrutura da rede elétrica. Ainda assim, é uma economia bem vinda e que também agrega valor aos negócios que fazem esse investimento.
Vale notar, no entanto, que essa economia depende do tamanho do sistema de energia fotovoltaica e do seu consumo. Por isso, é uma boa ideia obter um orçamento feito por uma empresa de energia solar especializada e garantir essa vantagem.
Instalar painéis solares pode aumentar o valor da sua casa em aproximadamente 4,1%. Isso porque é esperado que o preço da energia elétrica continue a aumentar. Assim, no futuro, o que já é vantajoso hoje é maximizado.
A eletricidade não é o único produto obtido da luz do Sol. A produção de energia solar pode ser de dois tipos: fotovoltaica e térmica. Um aquecedor solar pode ter múltiplos usos para além de aquecer a água do chuveiro, incluindo o resfriamento de ambientes. Saiba como aproveitar toda a versatilidade da energia solar na matéria “Minha casa solar: use toda energia do Sol“.
Sistemas de energia solar não requerem muita manutenção e, em geral,só precisam ser limpos duas vezes ao ano para manter sua eficiência.
A Lei nº 14.300, sancionada em 2022, instituiu o marco legal da micro e minigeração distribuída de energia solar no Brasil. Com isso, foi estabelecida a taxação da energia solar: uma regra tarifária para sistemas on-grid, para compensar o uso da infraestrutura da rede elétrica. Quem instalou o sistema fotovoltaico antes de 12 meses após a publicação da lei está isento de cobranças até 2045.
Como forma de incentivar mais pessoas a aderirem ao uso da energia fotovoltaica, um período de transição de cinco anos a partir de 2023 foi estabelecido. Ao longo deste período, foi estabelecida a cobrança de uma porcentagem da taxa, conforme o ano de instalação do sistema:
O aumento da popularidade de energias renováveis, como a solar, tem criado oportunidades econômicas. A indústria da energia solar emprega muitas pessoas de diferentes segmentos, incluindo as áreas de pesquisa, desenvolvimento, manufatura, construção, operação, instalação e manutenção.
A criação de empregos verdes contribui para uma economia mais eco-friendly, o que é vantajoso não só para quem adquire um sistema de energia solar, mas para toda a sociedade.
Apesar dos avanços tecnológicos terem ajudado a reduzir a desvantagem do alto custo inicial da instalação de um sistema de energia solar, ao longo do tempo, o preço da energia solar ainda é mais caro que as energias convencionais. O custo envolve a aquisição de placas solares, cabos, inversor (ou microinversores) e estruturas de fixação, além da instalação desses e outros componentes do sistema. No entanto, o sistema fotovoltaico pode ser financiado e o valor do investimento é recuperado em alguns anos.
A eficiência dos sistemas de energia solar, mesmo os de usinas solares, depende de dias ensolarados. Porém, há geração de energia mesmo em dias nublados, pois a radiação solar é capaz de atravessar as nuvens e atingir os painéis solares.
Em sistemas off-grid, se a energia produzida não for utilizada de imediato, ela deve ser armazenada em grandes baterias que encarecem mais o sistema. Essa adição também é necessária, pois os painéis de energia solar não geram energia durante a noite. Além disso, mesmo que seu sistema seja de geração distribuída (on-grid), se ele não for eficiente o suficiente o consumo de energia elétrica da rede pode ser inevitável.
Telhados pequenos podem inviabilizar a instalação de painéis de energia solar dependendo do consumo energético da casa.
Em comparação com outras fontes de energia, a energia solar não é a mais poluente. Mas não seria correto afirmar que ela é totalmente limpa ou que não traz nenhum prejuízo ao meio ambiente. A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) estima que até 2050, sistemas de energia solar serão responsáveis por até 78 milhões de toneladas de resíduos sólidos.
Apesar da vida útil de uma placa de energia solar ser de cerca de 25 anos, ela pode ser reduzida por mau funcionamento ou se for danificada. Seja por algum dano ou por ter chegado ao fim de sua vida útil, painéis solares se tornam um resíduo sólido cuja reciclagem ainda é complexa.
Sua produção e transporte também envolvem algum nível de poluição do meio ambiente, principalmente pelas emissões de CO2.
Além do mais, o aumento da produção de painéis de energia solar é refletido no aumento da demanda de retirada de minérios como o cobre, o silício, a prata, o lítio, o níquel e o cádmio do meio ambiente. A mineração gera poluição atmosférica e aquática, contaminação e erosão do solo, além de afetar a biodiversidade e as populações locais.
Apesar disso, a energia solar fotovoltaica ainda é mais sustentável que a eletricidade com base em combustíveis fósseis e o avanço tecnológico deve contribuir para minimizar seus impactos ambientais.
A remoção de placas de energia solar após a sua instalação pode ser difícil, uma vez que depende do desmonte, desconexão e transporte de peças. Assim, se você decidir se mudar após ter instalado um sistema fotovoltaico em sua casa, provavelmente vale mais a pena deixá-lo para trás.
Uma das maiores desvantagens da energia solar on-grid é que, em caso de queda de energia na rede elétrica, o gerador de energia solar também deixa de funcionar. Isso ocorre como uma medida de segurança, evitando acidentes que possam colocar em risco a vida de técnicos realizando reparos na rede.
Assim, enquanto não houver evolução tecnológica nesse sentido, e a não ser que sua casa possua um sistema híbrido de energia solar, a dependência da rede pode ser um problema eventual.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais