O engasgo ocorre quando algum objeto, alimento ou líquido se aloja na garganta ou na traqueia, bloqueando o fluxo de ar de um indivíduo. É um fenômeno extremamente comum — a maioria das pessoas engasga em algum momento de suas vidas —, e, na maioria das vezes, é passageiro e não apresenta maiores riscos.
Porém, como há o bloqueio de fluxo do ar, o engasgo pode ser perigoso. Sem a passagem do ar aos pulmões e ao cérebro por quatro minutos, o ser humano corre grande risco de danos cerebrais e até a morte.
Portanto, é importante aprender como identificar casos de engasgo e como realizar primeiros socorros.
Certas condições ou circunstâncias médicas podem tornar uma pessoa mais propensa a engasgar. Alguns fatores de risco envolvem:
Além disso, algumas atividades ou hábitos também podem aumentar o risco de engasgo:
Uma pessoa engasgada pode continuar tossindo por alguns segundos até conseguir expelir o corpo estranho que ficou preso em sua garganta. Um indivíduo que está engasgando pode apresentar incapacidade de:
Após quatro minutos, o engasgo é considerado e crítico e deve ser levado à sério, pois pode levar a sérios danos cerebrais e a morte.
Se a pessoa que está engasgando consegue tossir, deixe-a, em algumas situações ela pode conseguir expelir o objeto sozinha. Porém, se ela não consegue tossir, falar, chorar ou rir com força, preste os primeiros socorros. Se notar um tom azulado nos lábios, pele ou unhas, devido ao bloqueio da passagem de ar, também preste socorros ou ligue para o serviço de emergência.
Veja o que fazer em um caso sério de engasgo, seguindo as recomendações do Hopkins Medicine:
Primeiro, execute uma série de cinco golpes nas costas:
Depois, faça a manobra de Heimlich cinco vezes. Essas compressões abdominais levantam o diafragma, forçando o ar dos pulmões para criar uma tosse artificial que expele a obstrução:
Em bebês ou crianças abaixo de um ano de idade, veja o vídeo a seguir:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais