Como fazer enxaguante bucal sem álcool

Compartilhar

Aprender a fazer um enxaguante bucal sem álcool natural é uma forma de evitar a exposição a produtos químicos nocivos comuns no enxaguante bucal comum, como o triclosan. Além disso, é uma alternativa livre de crueldade animal, já que essa receita não realiza testes em seres vivos e não contém nenhum produto derivado de animais.

Cosméticos que testam em animais não são mais seguros para a saúde

Como fazer enxaguante bucal sem álcool

Antes de iniciar a receita deste enxaguante bucal sem álcool, lembre-se: ele não pode ser ingerido, mas é ótimo para ser usado todos os dias como enxaguante bucal e também é excelente para tratar garganta inflamada com gargarejos. O diferencial dele é que a combinação de vários ingredientes potencializam a ação contra a inflamação na garganta.

Ingredientes

Modo de preparo

Misture bem todos os ingredientes na água até que o xilitol dissolva. Armazene em um recipiente de vidro com tampa. Use sempre depois de escovar os dentes. Para tratar garganta inflamada, faça gargarejos de dois minutos três ou quatro vezes ao dia.

Enxaguante bucal: usar ou não?

Não ingira o conteúdo de forma alguma! Apenas use como enxaguante bucal ou faça gargarejos. Os ingredientes mencionados, principalmente na forma de óleos essenciais, têm ação potente contra bactérias nocivas que causam inflamação. Além disso, eles são ótimos contra as cáries.

Nos hiperlinks dos ingredientes da receita você encontra estudos científicos sobre as propriedades benéficas desses ingredientes à saúde bucal, como o combate à gengivite. Entretanto, se você apresenta algum problema de saúde oral, procure um dentista. Apesar de haver uma ampla quantidade de estudos científicos comprovando as propriedades benéficas dos ingredientes desse enxaguante bucal sem álcool, esta receita ainda não foi analisada cientificamente, então faça uso desse enxaguante apenas com a orientação do seu dentista.

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais