A palavra equinócio refere-se a um fenômeno astronômico que caracteriza o momento em que nenhum dos polos da Terra está inclinado em relação ao Sol, que incide direta e uniformemente sobre a linha do Equador. Isso faz com que os dois Hemisférios recebam a mesma quantidade de radiação, possibilitando a existência de dias e noites com a mesma duração (12 horas). A palavra equinócio vem do latim, em que aequus significa igual e nox, noite, portanto, “noites iguais”. A ocorrência do equinócio marca o início da primavera e do outono no Hemisfério Norte e Hemisfério Sul.
O equinócio ocorre duas vezes ao ano, marcando o início do outono no Hemisfério Norte e o início da primavera no Hemisfério Sul. O outono no Hemisfério Sul inicia-se em 20 ou 21 de março e em 22 ou 23 de setembro no Hemisfério Norte. Por outro lado, a primavera no Hemisfério Sul tem início em 22 ou 23 de setembro e em 20 ou 21 de março no Hemisfério Norte.
A rotação refere-se ao movimento que a Terra faz em torno de seu próprio eixo em um ciclo de aproximadamente 24 horas. O movimento de translação, por sua vez, está associado ao movimento que a Terra faz ao redor do Sol, com duração de cerca de 365 dias. Os movimentos de rotação e translação estão relacionados, respectivamente, com a definição dos dias e das noites e a existência das estações do ano.
Em alguns momentos ao longo do movimento de translação, a Terra inclina-se em relação ao Sol, fazendo com que os raios solares incidam de maneira desigual nos Hemisférios Norte e Sul. Como resultado, surgem as estações do ano, marcadas pelos fenômenos astronômicos conhecidos como equinócios e solstícios.
Saiba mais sobre o solstício na matéria
Como visto anteriormente, o movimento de translação é responsável pela existência das estações do ano, que são determinadas pela posição do Hemisfério em relação aos raios solares. Vale ressaltar que as estações do ano não ocorrem de forma simultânea nos Hemisférios Norte e Sul.
Os equinócios e os solstícios marcam o início das estações do ano. A incidência da luz solar perpendicularmente sobre a linha do Equador, que faz com que os dois Hemisférios recebam a mesma quantidade de radiação, marca o equinócio de outono em um Hemisfério e o equinócio de primavera em outro. Já a incidência dos raios solares de maneira desigual nos Hemisférios marca o solstício de verão em um Hemisfério e o solstício de inverno em outro.
Algumas curiosidades dos equinócios são:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais