Descubra como fazer esfoliação com borra de café e reduza olheiras, inflamação e espinhas
Saber como fazer esfoliação com borra de café é uma forma de prolongar o uso do pó de café e praticar o autocuidado com um produto natural e livre de testes em animais. Os antioxidantes presentes no café ajudam a combater os radicais livres que causam danos à pele. Fazer esfoliação caseira com borra é uma forma de:
- Prevenir o envelhecimento precoce da pele;
- Remover as células mortas
- Fornecer vitamina B3
- Tratar acne
- Reduzir a inflamação
Entenda:
Quais são os benefícios de fazer esfoliação com borra de café?
Embora o café seja conhecido por seus efeitos estimulantes no organismo, ele pode proporcionar efeitos opostos quando aplicado topicamente. Isto é graças aos antioxidantes presentes em seus grãos. A aplicação da borra de café no rosto ajuda a diminuir a aparência de manchas causadas pelo sol, vermelhidão e rugas. De fato, um estudo encontrou uma correlação direta entre beber café e uma diminuição nos efeitos de fotoenvelhecimento.
O café é uma fonte de vitamina B3 (niacina), graças à quebra de um composto chamado trigonelina. No entanto, a trigonelina só se decompõe em niacina quando há torra dos grãos de café. De acordo com a Skin Cancer Foundation, a niacina pode ser útil na prevenção de câncer de pele não melanoma e, possivelmente, prevenir outros cânceres de pele.
De acordo com um outro estudo, os efeitos anti-inflamatórios do café podem ser atribuídos ao ácido clorogênico e à melanoidina. A primeira substância também está ligada à redução da hiperpigmentação que pode estar relacionada à inflamação.
No caso de uma ferida ou infecções frequentes da pele, o uso regular de café pode ajudar a combater problemas de bactérias nocivas. As propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, combinadas com a esfoliação natural dos grãos de café, podem combater coletivamente a acne.
Olheiras
O café também pode ajudar a tratar as olheiras persistentes, de acordo com a Beverly Hills MD Cosmeceuticals. Isso ocorre porque a cafeína ajuda a dilatar os vasos sanguíneos que contribuem para as olheiras. Porém, a maioria dos estudos a respeito dos benefícios do café levou em conta seu uso como bebida, ainda não há muitas pesquisas comprovando os benefícios da aplicação tópica.
Para usar café em olheiras escuras:
- Misture ½ colher de sopa de borra de café e azeite de oliva ou óleo de coco. Adicione algumas gotas de água para fazer uma pequena pasta na mão;
- Dê um tapinha delicado sob os olhos sem esfregar;
- Deixe a mistura por alguns minutos;
- Enxágue com água ou limpe a máscara com um pano macio. Repita quantas vezes for necessário.
A receita melhora a circulação sanguínea, diminuindo as olheiras.
Cuidados pós-sol
Os mesmos benefícios antienvelhecimento do café também podem ser usados para os cuidados pós-sol. A chave aqui é fazer um tratamento calmante que sua pele queimada de sol apreciará – não uma máscara ou um esfoliante de café, como faria em outras doenças de pele.
Para fazer um tratamento de pele à base de café para queimaduras solares:
- Faça uma xícara de café fresco. Em seguida, dilua com água fria;
- Coloque um pano macio ou uma toalha de papel na água e torça o excesso;
- Aplique delicadamente o pano nas áreas afetadas da pele;
- Repita várias vezes ao dia até que a vermelhidão e o inchaço comecem a diminuir.
Reduzir a celulite
O café pode ajudar a reduzir a aparência da celulite na pele. De acordo com estudo, o café é a chave para a redução da celulite, dilatando os vasos sanguíneos sob a pele e melhorando o fluxo sanguíneo geral. Por sua vez, isso pode ajudar a diminuir a aparência da celulite.
Pensa-se que este método para a pele seja melhor utilizado através de uma esfoliação com borra de café, porque a esfoliação também pode suavizar a pele e proporcionar uma aparência uniforme.
Como usar borra de café no rosto
Existem muitas maneiras diferentes de usar borra de café no rosto. A melhor maneira é misturar os grãos de café com um ingrediente não-comedogênico (o que significa que não obstruirá os poros). Aqui está uma receita e modo de preparo para experimentar:
- Misture partes iguais de azeite (ou óleo vegetal) e borra de café
- Em vez do azeite, você pode usar uma colher de sopa de mel ou melaço
- Aplique no rosto em movimentos circulares
- Deixe a máscara entre 15 e 60 minutos
- Lavar o rosto com água morna.
Pode fazer esfoliação com borra de café todos os dias da semana?
A esfoliação diária não é recomendada por muitos dermatologistas. Embora diversos esfoliantes sejam indicados para a pele acneica, o seu uso contínuo pode danificar a pele e facilitar infecções. Prefira fazer a esfoliação uma ou duas vezes por semana para evitar efeitos adversos.
Faz mal fazer esfoliação com borra de café?
Alguns dermatologistas não recomendam a esfoliação com borra de café. Eles afirmam que, dependendo da espessura da moagem do grão, pode haver formação de pequenas feridas durante a aplicação. Se sua pele é sensível ou se você apresentou pequenos machucados após a aplicação da borra, descontinue o uso e, se necessário, procure ajuda profissional. Apesar desse efeito adverso, a maioria dos relatos após o uso da borra de café na pele são de melhoria na maciez e em outros aspectos como redução de celulites.
Além disso, acredita-se que os grãos de café são as piores coisas que podem parar no encanamento de uma casa. Mesmo usando grãos menores esporadicamente, eles podem acabar se misturando com óleos dentro do encanamento e criando coágulos. Químicos domésticos não têm o poder de dissolver o café e, por isso, o problema só poderia ser resolvido por encanadores.
Para conhecer outros usos da borra de café, dê uma olhada no vídeo: