Esfoliação com farinha de semente de uva: benefícios e como fazer

Compartilhar
Se preferir, vá direto ao ponto Esconder
 

A esfoliação é um tratamento necessário para a pele do rosto e do corpo. Ela ajuda na remoção de células mortas, impurezas e sujidades presentes por conta da exposição diária a raios solares, vento, poluição, poeira, entre outros.

Além de remover as células mortas da pele, a esfoliação com semente de uva proporciona muitos outros benefícios. Ela é diferente de produtos esfoliantes convencionais, que podem conter produtos químicos nocivos para a saúde e microplástico, que polui o ambiente, contaminando não só as águas, mas também a vida marítima, já que peixes acabam se alimentando desses pequenos poluentes.

O perigo dos microplásticos nos esfoliantes
Entenda o impacto ambiental do lixo plástico para cadeia alimentar
Há microplásticos no sal, nos alimentos, no ar e na água

O uso do esfoliante natural, como é o caso da esfoliação com semente de uva, vem sendo cada vez mais frequente e mais importante, pois não contamina o ambiente. A farinha de semente de uva é rica em fibras e tem uma alta quantidade de flavonoides e OPC, que são antioxidantes que melhoram a circulação sanguínea e combatem radicais livres.

Antioxidante: o que é e onde encontrá-lo?
Beleza
Cosméticos naturais e sustentáveis para você
A partir de R$29,99
Mais cuidado com o melhor custo
Comprar
 

Benefícios


Imagem editada e redimensionada de Eric Muhr, está disponível no Unsplash

A farinha de semente de uva, usada para fazer esfoliação natural, tem excelente ação rejuvenescedora. Os antioxidantes contidos em sua composição combatem os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento das células e consequente aparição de rugas.

Limpa a pele das impurezas externas e células mortas, desobstruindo os poros. Com os poros limpos, a pele recebe mais facilmente os benefícios da hidratação e de cremes aplicados posteriormente, além de ser emoliente, facilitando a hidratação.

Proporciona brilho e maciez na pele, além de ter ação clareadora, sendo muito eficaz no tratamento de remoção de marcas e manchas na pele. A esfoliação com a farinha de semente de uva ativa a circulação sanguínea e aumenta a produção de colágeno, evitando rugas e flacidez.

No corpo, também pode diminuir o aparecimento das varizes e alivia o cansaço muscular, por conta de uma melhor circulação, e também ajuda no combate a doenças de pele, como psoríase, dermatites e eczemas.

Dermatite atópica: o que é, sintomas e tratamento

Além dessas propriedades da farinha de semente de uva, existem muitas outras que a esfoliação proporciona, como combate a acnes, celulites e outras que podem ser vistas aqui. A farinha também serve como ingrediente para fazer sabonetes artesanais de esfoliação.

Como utilizar

A farinha de semente de uva pode ser misturada com óleo de coco, óleo de gergelim, óleo de semente de uva, entre outros que são livres de substâncias químicas nocivas à saúde, sabonetes líquidos ou soro fisiológico.

Óleos Vegetais
Conheça os óleos vegetais e suas diversas possibilidades de uso e benefícios para o dia a dia.
A partir de R$32,00
Frete CO2 neutro
Comprar
 
Óleo de coco para a pele: benefícios e usos

A quantidade de farinha a ser adicionada depende do tipo de pele e da região a ser aplicada. Para o rosto, deve-se colocar menor quantidade por ser uma região mais sensível, assim como em peles acneicas. Casos extremos de acnes não devem fazer a esfoliação da sem ajuda médica. No corpo, por ser uma região menos sensível, a mistura deve ser feita com mais granulometria.

A aplicação é feita com os dedos, em movimentos suaves e circulares, com uma leve pressão, enquanto o produto é espalhado pelo rosto. Em esfoliações corporais, deve-se aumentar um pouco a pressão. Olhos e bocas não devem ser esfoliados. Após a aplicação, deixe o esfoliante agir por alguns minutos e remova com água morna. Finalize com um creme hidratante, óleo vegetal ou protetor solar. É fundamental realizar uma boa hidratação após a esfoliação.

Esfoliar joelhos, pernas, braços e cotovelos com a farinha de semente de uva ativa e melhora a circulação nessas regiões e aliviará dores musculares, trazendo uma sensação de bem-estar e relaxamento. Além de combater varizes e doenças de pele.

Casos de pele com dermatites ou eczemas não devem esfoliar a pele, porém podem fazer compressa na região afetada com a farinha de uva misturada com óleos vegetais, como os de arroz, de abacate ou de semente de uva, que têm propriedades anti-inflamatórias.

Você pode encontrar, óleos vegetais, cremes e outros produtos 100% naturais na Loja eCycle. Lembre-se que a frequência da esfoliação varia conforme o tipo de pele de cada pessoa.

 

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais