Programa gratuito oferecerá vagas para jovens entre 16 e 20 anos em 2017
O espaço para execução do programa “Paideia – Pró-Profissão em Tecnologia da Informação” foi inaugurado em 22 de novembro, na Cidade Universitária, em São Paulo. Reformado com apoio da Recicladora Urbana, o projeto foi organizado e será coordenado pelo Laboratório de Sustentabilidade (Lassu) do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).
O Paideia tem objetivo de oferecer a jovens de baixa renda (entre 16 e 20 anos, matriculados no segundo ou terceiro anos ou com o ensino médio concluído e residentes na Grande São Paulo) capacitação em microinformática, programação básica e relacionamento profissional, para aumentar a empregabilidade desses jovens no mercado de trabalho. Dessa forma, será possível prepará-los para atuarem nas áreas de informática e desenvolvimento de software.
Ministrado por professores da USP, o programa terá a carga horária de 360 horas de aulas teóricas e práticas em laboratório. O programa será organizado em três trilhas: “sustentabilidade e inovação empresarial”; “computação e conectividade” e “programação”.
O programa será gratuito e começará a funcionar a partir de 2017, quando mais informações serão disponibilizadas aos interessados. O espaço tem capacidade para 30 alunos.
Recicladora Urbana
A empresa apoiou toda reforma do espaço e das instalações e será responsável em levar ao Paideia conceitos como sistema B, economia circular e consumo consciente.