Você já se perguntou se espelho é reciclável ou como descartar esse material? Teoricamente, o espelho é um produto derivado do vidro e, portanto, muitas pessoas acreditam que o material pode ser descartado juntamente com outros materiais recicláveis.
No entanto, o espelho não é reciclável e sua presença em postos de coleta pode dificultar o processo de reciclagem do vidro. Porém, descartá-lo incorretamente pode comprometer o meio ambiente, além de oferecer riscos para pessoas e animais por ser um material cortante.
Desse modo, entender um pouco mais sobre a composição desse material e como ele deve ser descartado pode lhe ajudar a fazer a escolha consciente na hora de jogá-lo fora.
Embora seja um produto do vidro, o espelho passa por processos dentro de sua fabricação que impossibilitam sua reciclagem.
O processo de fabricação de um espelho começa com a limpeza e polimento de uma superfície de vidro e envolve reações químicas que proporcionam a formação de elementos como a prata metálica, necessários para que o vidro se torne um espelho. A limpeza do vidro é dividida em duas etapas, a primeira feita com água comum e a segunda mais profunda, feita com água desmineralizada, ou seja, livre de sais minerais.
Após o processo de limpeza, o vidro recebe uma camada de prata metálica, que se forma por meio de reações químicas envolvendo o nitrato de prata, que adere completamente à superfície. Essa é uma das fases mais importantes do processo, já que é neste ponto que o vidro se torna reflexivo. Na última etapa, uma máquina pulveriza tinta preta atrás da superfície do vidro, protegendo o espelho de ações corrosivas. Acontece então a secagem, que é feita em um forno a gás, a uma temperatura de 90 °C.
Para afastar a possibilidade de corrosão, outra camada de tinta preta é aplicada atrás da superfície do espelho. Dessa vez, o vidro é submetido a uma temperatura de 180 °C.
Além disso, a parte de trás do espelho é composta, geralmente, de materiais como alumínio, estanho e plástico. Ou seja, todo o processo da manufatura do espelho e a sua composição impossibilitam que o material seja reaproveitado na reciclagem.
Tipicamente, na reciclagem de vidro o material é esmagado em pequenos pedaços e depois derretido. Como o vidro espelhado e outros tipos de vidro têm pontos de fusão diferentes, os centros de reciclagem não podem acomodar vidro espelhado.
Antes de descartar o seu espelho, veja se ele pode ser doado ou vendido, ou até mesmo reaproveitado em artesanatos. Se não, e realmente estiver na hora de descartá-lo, siga o passo a passo a seguir:
Em caso de espelhos quebrados, embale as peças com cuidado em uma caixa de papelão e escreva o conteúdo na superfície do papelão.
Para realizar o descarte correto e seguro de espelhos, consulte os postos mais próximos da sua casa no mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle. Outra dica é consultar os fabricantes do seu espelho. Segundo a logística reversa, eles também são responsáveis por dar suporte ao descarte dos produtos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais