Amálgama plástico da esponja de lavar louça faz com que o item seja de difícil reciclagem
A esponja de lavar louça, usada para manter a limpeza, por ironia, é um dos itens mais sujos da cozinha. Além disso, justamente por ser um “porta-bactérias”, ela tem uma vida útil reduzida. O ideal é que você use a mesma esponja por apenas sete dias.
Esponja de lavar louça é reciclável?
A esponja de lavar louça comum é feita por uma mistura de plásticos, dentre eles o plástico poliuretano, o que faz com que sua reciclagem seja muito difícil e pouco viável economicamente. Isso porque os plásticos em questão contêm especificidades que dificultam muito a reciclagem, além de estarem amalgamados e conterem muitas bactérias. Sendo assim, o destino da maior parte dessas esponja acaba sendo o lixo comum.
O ideal é que o uso da esponja de lavar louça seja evitado, para não acumular ainda mais material não-reciclável ou de difícil reciclagem, como a esponja, nos lixões.
Existem alguns modelos de esponja que tem como base matérias-primas naturais, como fibra de curuá e biopoliol. As próprias embalagens desse tipo de esponja são feitas com materiais menos danosos ao meio ambiente. Mesmo assim, o mais recomendável é utilizar outra esponja de lavar louça, já que a esponja plástica acaba sendo considerada como um material não-reciclável, já que sua reciclagem é muito custosa e acaba não compensando. A melhor esponja de lavar louça é aquela conhecida como bucha vegetal.
Problemas
O fato de a esponja de lavar louça comum na maioria das vezes não ser reciclada a torna uma verdadeira inimiga do meio ambiente. Isso porque, mesmo quando descartada corretamente, a esponja de lavar louça comum pode escapar para o meio ambiente por meio do vento e da chuva e causar significativos danos.
Imagine então quando ela é descartada incorretamente.
Bucha vegetal é a esponja de lavar louça ideal
A bucha vegetal nada mais é do que a polpa de uma fruta que cresce muito bem no Brasil, inclusive você pode plantá-la em casa (saiba como na matéria “Como plantar bucha vegetal?“). Além de ser uma alternativa muito mais sustentável do que esponja de lavar louça comum, ela pode ser compostável. A bucha vegetal se contamina menos, risca menos as louças e dura muito mais. Isso tudo devido ao formato de suas fibras.
Gostou da ideia e quer conhecer melhor a bucha vegetal e substituí-la pela esponja de lavar louça comum? Dê uma olhada na matéria:
Descarte corretamente
Não adianta só parar de utilizar a esponja de lavar louça comum, é preciso descartar corretamente. Para saber quais são os postos de coleta mais próximos de sua casa, consulte o mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle.