Apesar de não apresentarem propriedades terapêuticas, as essências são ótimas para aromatizar o ambiente. Além disso, podem ser usadas em tecidos e cosméticos, tornando atividades comuns do cotidiano mais prazerosas. Confira algumas receitas de essências naturais caseiras.
Óleos essenciais são uma ótima alternativa para fazer aromatizadores. Além de deixarem o ambiente agradável, cada um deles tem propriedades específicas que podem trazer benefícios. Um exemplo é o óleo essencial de eucalipto, que favorece o descongestionamento nasal, devido sua característica expectorante. Confira mais óleos essenciais e seus benefícios na matéria:
Diferente dos óleos essenciais, as essências servem apenas para perfumar e não oferecem os benefícios terapêuticos, que são as substâncias usadas na Aromaterapia. Portanto, ao fazer receitas caseiras, se você quiser adicionar propriedades curativas em seus produtos, use os óleos essenciais.
Mas se você só precisa dar um cheirinho para sua casa ou seus produtos caseiros, fazer sua própria essência aromática é uma boa ideia, já que alguns aromatizadores sintéticos são apenas versões dos aromas naturais produzidas em laboratório, além de conterem fixadores e corantes artificiais que podem causar alergia, crises de asma e rinite. Você pode saber mais sobre esse tema na matéria:
Você pode utilizar essências aromáticas de diversas formas no dia a dia – para dar um cheiro especial às suas roupas enquanto elas lavam na máquina ou ao passá-las com o ferro, como aromatizador de ambientes que tendem a ficar com um cheiro desagradável (como o banheiro) ou até para dar cheiro em cosméticos artesanais como o sabão.
O vídeo abaixo, do canal do Portal eCycle no YouTube, ensina duas receitas de como fazer essência aromática para usar como aromatizador de ambientes caseiro:
O aromatizador de ambientes feito com óleo essencial de hortelã promove uma sensação refrescante e relaxante, ótimo para ser usado dentro de casa.
Corte as folhas da hortelã e coloque-as em um frasco, depois é só colocar a água e o álcool. Deixe o frasco repousando em local que pegue sol por duas semanas e, de vez em quando, dê uma mexida no frasco. Depois desse período a essência aromática estará pronta para uso. Caso queira, coe a hortelã e armazene o líquido da sua essência em um frasco bem fechado. Use sempre que desejar.
Coloque a água na panela e deixe no fogo até a ferver. Insira a camomila seca na panela, deixando ferver por mais cinco minutos. Depois de esfriar, é só colocar a essência aromática no frasco.
Caso queira, coe a camomila e armazene o líquido da sua essência em um frasco bem fechado. Use sempre que desejar.
Um ponto positivo dessa essência é que ela só conta com dois ingredientes: fava de baunilha e vodca.
Você vai precisar de 5-6 a favas de baunilha para cada 250 mls de vodca. Abra as favas com uma faca, fazendo uma incisão no meio, com cuidado para não criar metades. Coloque-as em uma garrafa de sua preferência e despeje a vodca por cima. Tampe e deixe a mistura descansar por até 8 semanas até seu uso. Essa essência, além de ser boa para a aromatização de ambientes, também tem uso alimentício.
É possível fazer essa essência aromática com diversas combinações de plantas e flores aromáticas. Experimente também fazer essa receita usando lavanda e erva-cidreira, ou então a flor da baunilha, para uma essência de baunilha. Você pode se basear na receita para várias outras essências, basta substituir a camomila pela planta que desejar.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais