Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Mais de vinte estados, cidades e condados dos Estados Unidos entraram com processos legais contra indústrias de combustíveis fósseis por seus papéis dentro das mudanças climáticas

Nova Jersey é o mais novo estado dos Estados Unidos a processar indústrias de combustíveis fósseis pelo seu envolvimento na agravação das mudanças climáticas. Representantes do estado alegam que indústrias mentem sobre suas emissões de gases do efeito estufa a fim de manter o lucro de seus negócios. 

O processo contra as cinco grandes empresas petrolíferas e sua associação comercial, o American Petroleum Institute, foi anunciado no começo de outubro e embasado em queixas sobre a falha de comunicação dessas indústrias em relação à nocividade de seus produtos ao meio ambiente. 

Paris
Alta de produção e consumo de combustíveis fósseis coloca em risco Acordo de Paris

Entre as demandas do estado no processo está uma comunicação mais clara, em que essas indústrias “parem de enganar” os consumidores sobre os impactos destrutivos dos combustíveis fósseis, além de uma penalidade monetária pela perda de recursos naturais e outros efeitos derivados das mudanças climáticas.

Outros 20 estados, cidades e condados ao redor dos Estados Unidos tiveram a mesma iniciativa que Nova Jersey. 

Em 2020, o estado de Delaware processou 31 empresas de combustíveis fósseis com alegações de que seus produtos contribuíram para a alta taxa de inundações do local. Além disso, representantes do estado também acusaram as mesmas empresas de greenwashing para convencerem o público de que estão tomando ações contra as mudanças climáticas.

Em resposta à ação de Nova Jersey, a ExxonMobil (uma das maiores empresas internacionais de petróleo do mundo) disse que o processo não é eficaz na luta contra essas mudanças. 

Até 2027, fontes de energias renováveis podem ser mais baratas que combustíveis fósseis

Casey Norton, representante da companhia, disse em sua declaração: 

“Processos legais como esse desperdiçam milhões de dólares do dinheiro dos contribuintes e não fazem nada para promover ações significativas que reduzam o risco de mudança climática. A ExxonMobil continuará investindo esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, atendendo à crescente demanda por energia da sociedade.”

No entanto, na própria declaração de Nova Jersey, o estado acusa as mesmas empresas de fazerem “investimentos insignificantes” na área como uma jogada de marketing para parecerem mais sustentáveis.


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais