Estados Unidos aprovam a primeira vacina para abelhas

Compartilhar

O Departamento de Agricultura dos EUA (USDA, na sigla em inglês) aprovou a primeira vacina para abelhas no mundo. A vacinação tem o objetivo de combater a loque americana, uma doença bacteriana causada pelo bacilo Paenibacillus larvae.

A loque americana é descrita no site da USDA como “uma das doenças mais difundidas e destrutivas das crias das abelhas”, impactando uma em quatro colmeias em algumas regiões dos Estados Unidos. Ela afeta, principalmente, as larvas do inseto.

A partir da infestação da bactéria em um hospedeiro, esporos se formam e se espalham pelo resto da colmeia, afetando mais insetos e enfraquecendo a colônia, que fica suscetível a ataques. Consequentemente, o ataque à colmeias infectadas faz com que novas abelhas carreguem os bacilos para suas próprias colônias, efetivando a proliferação da doença.  

Abelhas levam gerações para se recuperar de efeitos nocivos dos inseticidas

Até então, o tratamento para a doença era a incineração de abelhas infectadas e de suas colmeias. No entanto, a vacina pode ser um meio preventivo para que a proliferação seja evitada. 

A vacina foi criada pela Dalan Animal Health, uma empresa de biotecnologia dos Estados Unidos. 

“O crescimento populacional global e as mudanças climáticas aumentarão a importância da polinização das abelhas para garantir nosso suprimento de alimentos (…) Estamos prontos para mudar a forma como cuidamos dos insetos, impactando a produção de alimentos em escala global.”, disse Annette Kleiser, CEO da empresa, em declaração.

De acordo com Kleiser, a vacina “é um avanço na proteção das abelhas”.

Embora seja reconhecida como uma vacina, a invenção da Dalan não é uma injeção. Ela é composta por bactérias causadoras da loque americana e introduzida à geleia real — secreção utilizada na nutrição de larvas e rainhas. 

Após a ingestão da geleia real, fragmentos da vacina são depositados no ovário da abelha rainha, que passa as propriedades imunológicas do composto para as larvas. 

Agrotóxico comum no Brasil pode colocar em risco espécies nativas de abelhas, aponta estudo

Embora tenha sido originada nos Estados Unidos, a loque americana já é encontrada em outros países. Porém, especialistas da Dalan Animal Health acreditam que a inovação pode promover o desenvolvimento de vacinas para outras doenças que afetam as abelhas, incluindo a cepa europeia da loque.

O USDA concedeu a licença da vacina à Diamond Animal Health, o fabricante colaborador da Dalan Animal Health, em 29 de dezembro de 2022. Contudo, de acordo com representantes da Dalan, ela estará disponível para compra nos Estados Unidos em 2023.

Júlia Assef

Jornalista formada pela PUC-SP, vegetariana e fã do Elton John. Curiosa do mundo da moda e do meio ambiente.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais