Estilista reutiliza quase uma tonelada de resíduos para fazer coleção de moda

Compartilhar

A estilista Raquell Guimarães está à frente da renomada marca Doisélles. E o reconhecimento não vem apenas devido à qualidade dos produtos, mas também por causa da preocupação com a sustentabilidade que a marca possui.

Para criar a linha Inverno 2013, Raquell passou a aproveitar sobras de tecido oito coleções guardadas há quatro anos em seu acervo.

Ao todo, a marca usou 942 quilos de matéria-prima natural e sintética, como lã, algodão, seda, poliamida e acrílico. “Salvamos quase uma tonelada de lixo. Decidimos não comprar mais nada quando vimos que já tínhamos tudo e foi assim que surgiu essa coleção”, afirma Raquell no vídeo promocional da linha (veja ao fim da matéria).

Para confeccionar uma peça da marca são necessários 500 gramas de matéria-prima, porém, não havia sobras de fios semelhantes na oficina. “Tínhamos cerca de 350 gramas de cada material, mas ao juntarmos de forma harmônica as cores e texturas conseguimos construir novas peças. É o milagre da multiplicação”, explica.

Confira o vídeo sobre o processo de criação da coleção de inverno 2013:

Equipe eCycle

Você já percebeu que tudo o que você consome deixa um rastro no planeta? Por uma pegada mais leve, conteúdos e soluções em consumo sustentável.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais