Estrias são linhas vermelhas paralelas que se desenvolvem na pele em decorrência de seu estiramento. As estrias têm uma textura diferente do restante da pele, apresentando uma leve saliência ou recuo e, com o passar do tempo, ficam brancas, podendo coçar ou doer no início do seu aparecimento.
As estrias costumam aparecer durante ou após a gravidez e após um aumento súbito no peso ou crescimento de músculos (que esticam a pele). Elas também tendem a ocorrer em adolescentes que estão crescendo rapidamente. As estrias não são perigosas e perdem a cor vermelha com o tempo, ficando brancas.
Essas marcas podem aparecer em qualquer lugar, mas são mais comuns na barriga, mama, parte superior dos braços, coxas e nádegas.
As estrias são causadas pelo estiramento da pele e pelo aumento nos níveis de cortisona no organismo – hormônio produzido naturalmente pelas glândulas supra-renais que pode fazer com que a pele perca a elasticidade.
O ideal seria aceitar suas estrias e vê-las como marcas da linha do tempo de nossa própria história. Antigamente, quando um homem ia à guerra e voltava vivo, as cicatrizes eram motivo de orgulho. Por que no caso de uma gravidez, então, as cicatrizes deixadas também não podem ser? Por questões de padrão estético, que recaem mais sobre as mulheres, as pessoas buscam formas de eliminar estrias. Existem alguns tratamentos, mas é muito difícil acabar com as estrias:
Se as estrias são motivo de incômodo para você, procure prevenir-se hidratando sempre a pele, de preferência com produtos naturais como óleo de coco, óleo de amêndoas, óleo de semente de uva, entre outros. Mantenha uma alimentação saudável rica em vitamina C (que estimula a produção de colágeno), uma rotina de exercícios físicos e tome bastante água. Mas lembre-se: antes de odiar as marcas da sua própria história, procure refletir sobre os padrões estéticos socialmente impostos.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais