Em parceria com o FGV-CeDHE (Centro de Direitos Humanos e Empresas da faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo), o WWF-Brasil lança, nesta quinta-feira (25), o estudo “Recategorização, Redução e Extinção de Unidades de Conservação – Critérios Para a Tomada de Decisão Legislativa para Proteção do Meio Ambiente” e sua versão reduzida “Guia Para Avaliação Legislativa de Projetos de Recategorização, Redução e Extinção de Unidades de Conservação“.
O objetivo do estudo é ser um instrumento com argumentos jurídicos que possam avaliar a recategorização, redução ou extinção -processo conhecido pela sigla em inglês PADDD (Protected Areas Downgrading, Downsizing and Degazettement)- das UCs (Unidades de Conservação), garantindo que a sociedade civil tenha condições de impedir propostas prejudiciais ao meio ambiente ou que violem direitos humanos.
“O estudo apresenta os requisitos que o ordenamento jurídico impõem para projetos de PADDD. São direitos para a sociedade e deveres para o proponentes de projetos que visam recategorizar, reduzir ou extinguir Unidades de Conservação”, afirma Rafael Giovanelli, especialista em Políticas Públicas do WWF-Brasil.
Os parâmetros e condições estabelecidos e que devem ser considerados em processos legislativos de PADDDs foram baseados no direito internacional, na legislação e na jurisprudência brasileiras, além de conceitos e argumentos que podem ser explorados por tomadores de decisão e sociedade civil preocupados com a proteção do meio ambiente.
Importante ressaltar que o estudo não endossa o processo de PADDD, que só deve acontecer, ou não, depois que os seis critérios levantados pelo estudo sejam discutidos e contemplados, garantindo democracia, participação da sociedade, transparência na discussão para que a alteração aconteça sem prejuízo ao meio ambiente (observados através de estudos técnicos e compensações) e completo respeito das pessoas que habitam ou se beneficiam das UCs.
“Queremos aumentar a democracia, participação social e transparência, almejando a conservação do meio ambiente. Esperamos que o estudo contribua para que a sociedade tenha consciência dos seus direitos e atue com sabedoria na proteção da natureza e dos direitos humanos”, completa Giovanelli.
Ao longo do segundo semestre de 2018, alunos da Clínica de Desenvolvimento Sustentável da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo, se dedicaram a um estudo inédito sobre as justificativas parlamentares para a redução, extinção ou recategorização (PADDD, na sigla em inglês) de UCs.
Na pesquisa, realizada sob a orientação da professora Flavia Scabin, os estudantes propuseram um método de avaliação dos projetos de lei de PADDD, levando em consideração, além de critérios já estabelecidos pela legislação e pela jurisprudência, as especificidades de cada espécie de Unidade de Conservação.
Esse primeiro relatório deu origem à uma maior pesquisa documental e bibliográfica, realizada entre 2019 e 2020, que resultou nas publicações lançadas nesta quinta-feira. A parceria entre FGV-CeDHE com WWF-Brasil também contou com oficinas com especialistas, membros do Ministério Público, parlamentares, ONGs, entre outros especialistas.
As premissas do estudo são:
O Centro de Direitos Humanos e Empresas, da faculdade de Direito da Fundação Getúlio Vargas, realiza pesquisas aplicadas dos impactos de negócios sobre direitos humanos e ambientais para colher dados e desenvolver instrumentos que qualifiquem a tomada de decisão pública e privada, promovendo a proteção de direitos humanos e do meio ambiente.
Os principais temas pesquisados desde 2012 são os impactos de obras e outros empreendimentos sobre comunidades locais, a cadeia de valor e promoção da transparência e trabalho decente, desastres socioambientais e negócios entre comunidades tradicionais e empresas sobre acesso e uso de ativos da biodiversidade.
O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro onde sociedade e natureza vivam em harmonia. Criada em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF.
Apoie nosso trabalho em defesa da vida; doe!
Este conteúdo não expressa necessariamente a opinião do Portal eCycle. WWF-Brasil – licenciado sob Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais