Funcional, o local pode até abrigar uma pessoa
Reaproveitar materiais é a tendência, e melhor ainda se vier com eficiência. Foi esse o pressuposto da Vegetable Nursery House, uma estufa de bambu e garrafas PET, no Vietnã.
Criada a partir de planos de profissionais de arquitetura do 1+1>2 International Architecture Company e do grupo local Ação para a Cidade, de Hanói, o seu objetivo é, com baixo custo e reaproveitamento de materiais, dar mais eficiência às hortas urbanas e jardins, além de espalhar hábitos sustentáveis entre os habitantes da capital.
A estufa sustentável abriga vegetais em uma área de 21,6 m² (6 m x 3,6 m), que também reaproveita a água da chuva. Há um espaço até para dormitório de uma pessoa vítima de catástrofe ou em situação de rua. É possível que ela possa plantar o próprio alimento para sobrevivência.
Mas, é claro, a estufa tinha que servir para o que foi feita: as garrafas ajudam no equilíbrio de temperatura e na iluminação das plantas colocadas em seu interior, o que também proporciona – no período da noite, um ambiente, segundo os criadores, adequado para o descanso de uma pessoa.
O bambu e as garrafas são leves. A estrutura é fácil de montar e pode ser transportada sem problemas.