O programa Evento Neutro da Eccaplan é uma iniciativa com o objetivo de oferecer a neutralização de carbono para eventos como festivais, corridas, palestras e convenções. Através de ações ambientais certificadas e auditadas em acordo com os critérios do Protocolo de Quioto, a empresa contribui para a mitigação dos impactos ambientais de seu evento.
Os eventos são ações antrópicas que podem causar impactos ambientais significativos. Infraestrutura, construção, deslocamento de participantes e produção de resíduos, por exemplo, são apenas alguns dos fatores que podem contribuir para a emissão de gases do efeito estufa e, consequentemente, para as mudanças climáticas.
No entanto, a celebração é uma grande parte da vida humana e, portanto, não precisa deixar de existir. Por isso, a Eccaplan concebeu o projeto Evento Neutro, que possibilita a realização de eventos sustentáveis através da compensação e redução dos impactos ambientais. O Evento Neutro é um programa voluntário de responsabilidade socioambiental para organizações conscientes sobre o problema das mudanças climáticas. É uma opção para tornar seu evento mais sustentável.
Dessa forma, o evento recebe o Selo Evento Neutro, que comprova a neutralização de carbono realizada indicando a quantidade de emissão de carbono gerada e a rastreabilidade do projeto ambiental incentivado. Saiba mais sobre ações sustentáveis em evento: Ações Sustentáveis para Eventos.
O Evento Neutro, assim como todos os outros programas oferecidos pela Eccaplan, foi idealizado através do compromisso da empresa com o meio ambiente. Fernando Beltrame, presidente e fundador do empreendimento, mostrou interesse em assuntos socioambientais desde sua formação pela Unicamp.
Em meados de 2007, o empresário, enquanto trabalhava na Escola de Governo da Universidade de São Paulo, começou a compreender o papel dos indivíduos na sociedade e sua responsabilidade pelos danos ambientais derivados de suas ações.
Inspirado por temas recentes da época, como o mercado de crédito de carbono e a implementação do Protocolo de Quioto, fundou a Eccaplan em 2008 em sociedade com dois amigos.
Desde então, a empresa de consultoria em sustentabilidade oferece diversos tipos de programas com o objetivo de reduzir os impactos ambientais de terceiros, como o próprio Evento Neutro.
Um evento sustentável é aquele em que todas as suas emissões são compensadas (neutralizadas), ou reduzidas, através de projetos ambientais na mesma proporção. Ele conta com medidas prévias que ajudam a diminuir impactos ambientais, como a gestão de resíduos, controle do uso de água e de energia.
Entretanto, realizar um evento sustentável não é algo simples. Existem diversos fatores a serem considerados e muitas emissões a serem compensadas. Pensando nisso, a Eccaplan desenvolveu o Evento Neutro, que contribui, de maneira transparente e consciente, para a realização de eventos para clientes que compartilham da mesma preocupação ambiental.
Além de contribuir para a redução do impacto ambiental do evento através da compensação das emissões de gases do efeito estufa, realizar um Evento Neutro amplia a conscientização do público e de possíveis patrocinadores sobre métodos de desenvolvimento sustentável.
Os eventos supervisionados pela Eccaplan também podem contar com uma Calculadora de Emissões. Essa ferramenta digital oferece uma possibilidade dos participantes enriquecerem as informações relacionadas ao evento e, assim, permitirem um inventário de gases do efeito estufa mais acurado, facilitando para os organizadores a neutralização da pegada de carbono do evento.
Há também calculadoras de emissões para o se dia a dia, empresas, viagens e eventos na Plataforma Carbon Fair.
A realização do Evento Neutro acontece por meio de quatro etapas. São elas:
Durante a coleta de dados, a Eccaplan é responsável por reunir todas as informações pertinentes às emissões atmosféricas, para que elas possam ser incluídas no inventário de gases do efeito estufa.
Segundo a empresa, “as informações mais comuns levantadas são a quantidade de pessoas envolvidas, os deslocamentos realizados, a potência e tempo de uso de geradores de energia, a quantidade e tipo de resíduos gerados”.
O cálculo de emissões, também conhecido como inventário de gases do efeito estufa, tem como objetivo converter todas as emissões em carbono equivalente, uma fórmula desenvolvida a partir da criação do Potencial de Aquecimento Global (Global Warming Potencial, ou GWP), que representa todos os gases do efeito estufa em uma única unidade e, assim, facilita a criação de técnicas de neutralização de carbono.
A conversão é feita a partir de métodos oficiais reconhecidos pelo comitê de Mudanças Climáticas das Nações Unidas, como o GHG Protocol.
Ao serem devidamente quantificadas e convertidas em carbono equivalente, as emissões são reduzidas ou neutralizadas através de Reduções Certificadas de Emissões, como os créditos de carbono, que viabilizam a realização de projetos ambientais que comprovadamente atuam no combate às mudanças climáticas.
O crédito de carbono é uma unidade de medida que corresponde, cada uma, a uma tonelada de carbono equivalente. Atribuindo um preço às emissões de carbono, essa unidade de medida tem o objetivo de facilitar, com base em dados, a penalização dos empreendimentos responsáveis por maiores emissões, valorizar aqueles que têm menos emissões e criar mecanismos de financiamento de projetos ambientais.
Neste mercado, a cada venda de crédito de carbono equivale a uma tonelada de CO2 compensada.
“Cada mercado possui as suas regras e apoiam diferentes tecnologias de captura e redução de carbono, como: preservação florestal, energia eólica, agricultura regenerativa, aterro sanitário (captura de biogás) etc. Em 15 anos de Eccaplan, já apoiamos diversos tipos de projetos, em praticamente todos os biomas brasileiros”.
A falta de regulamentação e transparência no mercado de crédito de carbono pode eventualmente levar a fraudes e projetos que não cumprem os critérios necessários para a compensação ambiental. No entanto, o Evento Neutro se responsabiliza pela “aposentadoria” de créditos de carbono transacionados, garantindo que esse crédito estará no nome do seu contratante e não será duplicado.
A Eccaplan, então, fornece um código, que pode ser consultado, comprovando a sua eficácia na neutralização de carbono do evento.
Além disso, após a realização do Evento Neutro, as instituições recebem o Selo Evento Neutro e o Certificado Evento Neutro, que formalizam a compensação, além de enfatizarem a responsabilidade ambiental exercida na sua realização.
A neutralização de carbono de eventos é feita a partir de um inventário de gases de efeito estufa. A empresa é responsável pela mensuração de todas as emissões provindas do evento, incluindo transporte, montagem, desmontagem, produção de alimentos, consumo de combustíveis fósseis utilizados em geradores de energia e energia elétrica. Essas emissões são contabilizadas, dentro dos três escopos de emissões, para que possam ser devidamente neutralizadas ou reduzidas.
São esses escopos:
De acordo com a Eccaplan, apenas na cidade de São Paulo, um evento acontece a cada 2 minutos. Todos esses eventos resultam na emissão de milhares de toneladas de gases do efeito estufa derivadas do deslocamento de pessoas, montagem de estruturas e geração de resíduos que, na maioria das vezes, não possuem compensação ambiental.
O desenvolvimento de Eventos Sustentáveis é uma solução ganha-ganha em um esforço para resolver o conflito entre o desenvolvimento econômico e a proteção ambiental.
Toda a ação provoca um impacto ambiental e desenvolver um Evento Convencional, onde esses impactos não são considerados, vai contra o movimento Mundial em torno de um Desenvolvimento Sustentável, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e com o Mercado atual onde a redução das emissões de carbono tornou-se uma preocupação comum de muitos países.
A promoção de eventos hoje não só alimenta culturalmente uma determinada cidade, como também supre as necessidades de verdadeiros pólos turísticos , que possuem um amplo potencial, com boa infra-estrutura de serviços e equipamentos e que, no entanto, não possuem nenhuma tradição na prática do turismo. Desta forma, os investimentos no turismo de eventos parecem ser a melhor opção para impulsionar o desenvolvimento do setor.
Este investimento, entretanto, deve ser feito em bases sustentáveis, considerando as características de cada lugar.
A indústria de eventos tem sua importância ainda mais ampliada, se for considerado que por meio deles os negócios são alavancados, as ciências e as tecnologias evoluem, as informações são socializadas, o entendimento é atingido. Esses fatores, por sua vez, levam ao aumento da produção, à geração de mais empregos, à melhoria de qualidade de vida da população e assim por diante.
Compreender a experiência do consumidor durante os eventos é vital para as organizações sobreviverem e competirem de forma mais eficaz. As experiências às vezes podem ser agradáveis para clientes e prestadores de serviços, mas em outras podem afetar negativamente o bem-estar de ambos. É essencial buscar como melhorar a experiência do consumidor, agregando valor e contribuindo com o Meio Ambiente.
A Eccaplan se preocupa e cria soluções de como todas as ações das empresas podem neutralizar o impacto negativo das empresas, com isso criou um serviço específico para Eventos Institucionais, o Evento Neutro.
Atualmente as organizações de prestação de serviço já estão usando da sustentabilidade dentro de suas interações com o cliente para melhorar sua imagem e se posicionar no mercado. Cada dia se nota uma maior interação das Empresas em causas ambientais e sociais visando se integrar as demandas do Mercado Internacional.
Com pequenas mudanças na Gestão de um Evento, como por exemplo: no design e ofertas de serviço, gerenciando pontos de contato de serviço e a experiência do cliente por meio de plataformas de engajamento online ou offline.
Embora muitas organizações se responsabilizem pela diminuição de seu impacto ambiental com inúmeras estratégias, algumas emissões inevitáveis acabam não sendo contabilizadas. Mesmo com métodos como a gestão de resíduos e o uso eficiente de recursos como água e energia, parte das emissões decorrentes de eventos, a exemplo das relacionadas ao transporte dos participantes, acabam sendo desconsideradas.
Por isso, ao planejar um evento que tem como o objetivo a maior mitigação possível de seus impactos, é importante que sejam consideradas as mais variadas possibilidades de impacto a ele relacionadas. A neutralização através da aquisição de créditos de carbono é o único mecanismo de compensação ambiental reconhecido pela ONU, além de fazer parte dos requisitos de eventos sustentáveis contemplados pela norma ISO 20.121. Para isso, considere as condições de segurança e credibilidade oferecidas pela Eccaplan por meio dos serviços que compõem o Evento Neutro.
Buscar novas formas de gerenciamento, leva sua empresa a se tornar sinônimo de Inovação, Qualidade e Valor Percebido.
Alguns dos principais eventos que ocorreram neste ano, como a SP – Arte 2023, foram Eventos Neutros. A IFood, junto com a Eccaplan, neutralizou as emissões de gases de efeito estufa de 30 blocos no carnaval. Outras celebrações que tiveram a Eccaplan como parceira foram: Festival de Verão em Salvador, Planeta Atlântida na região Sul e FEMAGRI 2023, evento na sua 22ª edição, com o intuito de prestar serviços ao cafeicultor no fornecimento de máquinas e implementos agrícolas, que recebeu o Selo Evento Neutro.
Reduzir o impacto da sua empresa no meio ambiente, criando Eventos sustentáveis te torna mais ativa no Desenvolvimento da Comunidade local.
Quer realizar um evento sustentável? Veja um passo a passo de como produzir um evento sustentável e as ações que não podem faltar no seu evento. Agora se quiser se aprofundar mesmo baixe nosso E-book Gratuito Eventos Sustentáveis: Um guia Completo
Para saber mais sobre ações sustentáveis em eventos e aumentar o engajamento dos seus clientes preencha o formulário a seguir:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais