Produzir um evento que seja sustentável é um dos desafios que as empresas enfrentam. Seja em uma reunião interna ou durante a organização de uma feira ou megaevento, é preciso se preocupar com os gastos desnecessários gerados pelo desperdício de energia, água e combustível. Isso sem falar no lixo, talvez o aspecto mais palpável no caminho rumo à realização de eventos sustentáveis.
A adoção de boas práticas ambientais e de gestão de recursos e resíduos ajudam a reduzir os custos dos eventos e ainda aproximam patrocinadores, que têm exigências de sustentabilidade cada vez maiores. Se sua empresa é capaz de produzir eventos sustentáveis, isso também demonstra um compromisso e associa sua marca à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
Um evento sustentável deve ser pensado com essa preocupação desde o começo. Com toda a equipe de organização engajada e informada a buscar ações de sustentabilidade, considere organizar seu evento em um local de fácil acesso por transporte público, com boa iluminação natural e equipamentos eficientes de consumo de água e energia.
Na hora de escolher os fornecedores, prefira aqueles alinhados com os mesmo valores sustentáveis que a sua corporação. Faça parcerias que valorizem os profissionais, respeitem o meio ambiente e tenham valores éticos no dia a dia.
Ao longo do evento, disponibilize calculadoras de CO2 para o deslocamento dos participantes e, depois, adote medidas de compensação ambiental para a neutralização do carbono emitido.
A gestão de resíduos é outro fator fundamental para organizar eventos sustentáveis. Desde 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) exige que os grandes geradores de resíduos, como feiras, convenções, shows e outros eventos, enviem somente o que é considerado rejeito para os aterros sanitários. Limite o uso de descartáveis e brindes desnecessários, priorize materiais recicláveis para a produção de qualquer item necessário, realize a coleta seletiva e triagem do material reciclável e, sempre que possível, incentive a compostagem dos restos de alimentos.
Se você quer produzir um evento sustentável, pode ser interessante contratar uma consultoria de sustentabilidade que mensure e providencie os atributos necessários para minimizar os impactos negativos e potencializar os impactos positivos do seu evento.
O evento Nespresso Summer Day, por exemplo, foi realizado com o suporte da consultoria em sustentabilidade Eccaplan. Juntas, as duas empresas fizeram o planejamento e seleção de ações que seriam relevantes para reduzir o impacto ambiental do evento. A ideia principal foi tornar concreto aos participantes como eles poderiam atuar em favor do meio-ambiente.
O evento da Nespresso contou com ações educacionais, gestão de resíduos, compostagem e compensação de carbono. A gestão da Eccaplan garantiu a realização de um evento sustentável, que evitou o envio de 342 kg de material reciclável ou compostável ao aterro sanitário, recebendo a certificação Sou Resíduo Zero. Também foi conferido ao evento o Selo Evento Neutro, graças a ações de redução, quantificação e compensação das 76.272 toneladas de CO2 emitidas.
Os resultados da produção desse evento de modo sustentável incluíram mais de 9.000 kg de carbono neutralizados, o apoio ao projeto socioambiental Ecomapuá, mais de 340 kg de material reaproveitado, geração de renda para colaboradores e quase 100 kg de cascas de frutas compostadas.
A Eccaplan elaborou um guia para inspirar os criadores e produtores de eventos a adotarem práticas sustentáveis. O material é baseado na norma internacional de eventos ISO 2012 e nos relatórios GRI EOSS (Global Reporting Initiative – Event Organizers Sector Supplement).
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais