Se você trabalha de home office, procurar algum tipo de exercício para quem fica muito tempo sentado pode ser essencial. Ficar sentado por muito tempo é uma condição característica da vida moderna, porém, pode oferecer riscos à saúde.
Grande parte da população trabalha sentado, em escritórios ou em casa, reduzindo a mobilidade corporal. De fato, segundo informações da Organização Mundial de Saúde, cerca de 60 a 85% de toda a população mundial levam estilos de vida sedentários — tornando-o um dos problemas de saúde pública mais sérios, mas insuficientemente abordados, do nosso tempo.
Diversos estudos já comprovaram que ficar sentado por longos períodos faz mal. Entre seus malefícios à saúde estão o aumento da pressão arterial, alto nível de açúcar no sangue, excesso de gordura corporal ao redor da cintura e níveis de colesterol pouco saudáveis — que podem levar ao desenvolvimento de síndrome metabólica.
A partir desse conhecimento, manter uma rotina de algumas atividades físicas pode ser uma boa ideia. Afinal, além de evitar problemas de saúde, a prática de alguns exercícios físicos é uma maneira de manter a forma, além de oferecer seus próprios benefícios ao bem-estar e à qualidade de vida.
Uma análise de 13 pesquisas diferentes comprovou que passar horas sentado pode causar mais problemas do que se esperava. De acordo com os resultados da análise, pessoas que ficam sentadas por mais de oito horas por dia sem atividade física correm um risco de morte semelhante ao da obesidade e do tabagismo.
Além dos exercícios físicos, existem algumas dicas que podem ajudar a reduzir os efeitos negativos de quem trabalha muito tempo sentado, como aliviar a tensão das pernas e as dores nas costas. Veja:
Essas dicas podem ter um impacto positivo na sua qualidade de vida. Entretanto, se exercitar pode ser ainda melhor. Confira alguns exemplos de exercício para quem fica muito tempo sentado:
Pesquisadores da Columbia University comprovaram que a caminhada pode ser o melhor exercício para quem fica muito tempo sentado. Em estudos anteriores, os profissionais haviam concluído que substituindo 30 minutos sentado por 30 minutos de atividade física, indivíduos podem reduzir o risco de morte em 17% com exercícios leves e 34% com exercícios moderados.
Adicionalmente, as novas evidências comprovaram que cinco minutos de caminhada após 30 minutos sentado podem ter um grande impacto na saúde a curto prazo. De fato, esse pequeno exercício demonstrou uma redução de 58% dos níveis de glicose no sangue dos participantes.
O agachamento é uma ótima opção de exercício para quem trabalha sentado. Essa atividade pode ser feita dentro de casa e ajuda a melhorar a estabilidade e mobilidade. Confira seu passo a passo:
Comece realizando esse exercício por alguns minutos e vá gradualmente aumentando seu tempo.
O exercício swimming é ótimo para o fortalecimento dos músculos das costas, além de reduzir a tensão muscular nos ombros e nas costas, corrigindo a postura.
Confira o vídeo (em inglês) com o passo a passo:
O alongamento é um bom exercício para quem fica muito tempo sentado e para quem sofre com problemas na coluna.
Bom para os glúteos, quadril e abdômen.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais