Imagem de Önder Örtel no Unsplash
Os exercícios respiratórios para Covid são recomendados tanto para pacientes confirmados, como uma técnica que ajuda prevenir complicações em diagnósticos futuros. Além disso, eles podem diminuir a severidade dos sintomas da doença.
É importante lembrar, contudo, que os exercícios respiratórios para Covid não agem como preventivos e nem impedem que alguém contraia a doença. Eles não substituem de maneira nenhuma o uso de máscara, distanciamento social e nem as vacinas. As vacinas são essenciais para a saúde geral e ajudam a proteger não só um indivíduo, como toda uma população, de doenças perigosas.
Esses exercícios ajudam a fortalecer os pulmões, que deixam o órgão mais eficiente não só em seu funcionamento, mas também para lutar contra o coronavírus. Embora especialistas sugiram que qualquer exercício que consiga aumentar os batimentos cardíacos é válido, os mais indicados são os que envolvem atividade física. Caminhar por alguns minutos ou andar de bicicleta são alguns deles.
A atividade aeróbica, por exemplo, consegue ativar as partes mais profundas do pulmão, que não são usadas quando se é sedentário. Essa movimentação ajuda a limpar secreções ou poluentes que foram inspirados, e diminui o risco de infecções ou pneumonia.
Porém, pacientes diagnosticados com Covid devem diminuir o seu contato com o mundo afora, para evitar a contaminação de outras pessoas. Por isso, os exercícios respiratórios podem ser essenciais para uma boa recuperação.
A respiração profunda pode ajudar a restaurar o diafragma e a aumentar a capacidade dos pulmões, além de diminuir sentimentos recorrentes da ansiedade e do estresse.
Mesmo sendo indicados para pacientes em recuperação, os exercícios respiratórios para Covid não são indicados para pessoas que apresentam os seguintes sintomas:
Além disso, os exercícios devem ser parados imediatamente se você sentir:
A respiração diafragmática fortalece os pulmões usando o diafragma. Porém, a recuperação do Covid-19 não deve ser apressada e os exercícios devem ser feitos com moderação.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais