Exercícios respiratórios são importantes para o controle da ansiedade, do estresse e para a prática segura de exercícios físicos. Desta forma, é preciso sempre ter em mente um bom exercício respiratório para fazer em sua rotina de bem-estar, ou sempre que tiver problemas em lidar com a ansiedade.
Alguns estudos apontam que a prática de exercícios respiratórios pode ser a chave para que idosos consigam praticar atividades físicas de maneira segura. Afinal, esse tipo de rotina de bem-estar é essencial para a saúde física e mental de pessoas de idade avançada, que podem encontrar dificuldades na sua realização devido às condições de saúde ou sedentarismo.
No entanto, os exercícios respiratórios têm efeito positivo em qualquer idade. Ou seja, se você está tentando começar uma atividade física e seu organismo está tendo dificuldades em se adaptar, adote alguns exercícios respiratórios para facilitar seu dia a dia.
Outro fator de saúde que pode ser resolvido com exercícios respiratórios é a ansiedade. Isso acontece porque quando uma pessoa inspira, o seu coração acelera, e quando ela expira, o órgão diminui sua velocidade. Com a prática de exercícios respiratórios, o sistema nervoso do indivíduo pode começar a se acalmar lentamente, até que a crise de ansiedade pare de vez.
Além disso, o estresse pode ser controlado com exercícios respiratórios. Desta forma, separamos alguns exercícios que você pode adotar em sua rotina:
Esse é um dos exercícios respiratórios mais simples e conhecidos. Tudo que você precisa fazer é ficar parado em algum lugar que lhe deixe seguro, a partir daí você irá inspirar pelo nariz contando até quatro. Depois disso, expire todo o ar pela boca contando até cinco. Esse método ajuda a reduzir os batimentos cardíacos acelerados e faz com que o indivíduo se acalme.
A respiração do leão é uma pose de yoga que ajuda a aliviar a tensão do rosto e do peito. Para fazer a respiração do leão você precisa:
Também conhecida como shodhana pranayama, a respiração com alternância de narina é uma prática respiratória que promove relaxamento. Este tipo de exercício melhora a função cardiovascular e reduz batimentos cardíacos acelerados.
A melhor forma de praticar esse exercício respiratório é com o estômago vazio, evite o exercício se estiver se sentindo doente ou constipado.
A respiração labial é um tipo de exercício respiratório que faz com que o indivíduo reduza a velocidade de sua respiração. A técnica é usada para praticar atividades como se agachar, levantar ou subir uma escada. A respiração labial precisa ser praticada por quatro ou cinco minutos para que a pessoa aprenda o padrão correto de respiração.
Um dos exercícios respiratórios que ajuda a usar o diafragma corretamente é a respiração pela barriga. A prática da respiração diafragmática precisa ser feita de cinco a dez minutos, entre três ou quatro vezes ao dia.
Este exercício respiratório permite que você foque em uma imagem ou palavra que o faça sentir alegria ou calma. Recomenda-se que a técnica seja praticada todo dia por aproximadamente dez minutos. No entanto, é possível aumentar o tempo gradualmente até 20 minutos.
Um dos exercícios respiratórios que ajudam na melhora dos batimentos cardíacos é a respiração ressonante ou coerente. De acordo com estudos, ela ajuda a reduzir estresse e sintomas de depressão quando combinada com a yoga.
Este exercício respiratório faz parte de uma das técnicas de yoga que ajuda a diminuir a temperatura corporal e a relaxar a mente. Escolha uma região longe de alérgenos ou poluição para a prática da Sitali.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais