A exposição traz elementos da natureza e dos sítios arqueológicos com inscrições rupestres, que são tema recorrente dos artesãos ceramistas da região
A Exposição “Serra da Capivara – Homem e Terra” tem o objetivo de mostrar de forma lúdica e artística a Serra da Capivara – em toda sua beleza e relevância. Aparecem ali a natureza e os sítios arqueológicos com inscrições rupestres, que são alvo de pesquisas e também tema recorrente dos artesãos ceramistas da região. Apesar de ser Patrimônio Cultural da Humanidade e ter reconhecimento internacional pela importância das descobertas arqueológicas, que levaram a redesenhar a história do Homem Americano, a Serra da Capivara é desconhecida por grande parte da população brasileira.
A intenção é recriar o cenário da Serra da Capivara e apresentar a cerâmica tradicional local, acrescida de peças em novas e ampliadas dimensões, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), propiciando maior divulgação da Serra da Capivara, tanto pelos atrativos naturais, como pela importância de suas inscrições rupestres e também pela produção artesanal diferenciada, criatividade, qualidade e identificação com desenhos e outros achados arqueológicos. O objetivo é estimular o público a visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara, o Museu do Homem Americano e a unidade produtiva de cerâmica, possibilitando disseminação, apoio e geração de renda para os artesãos de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias e região.
Serviço
- Evento: Exposição ‘Serra da Capivara: Homem e Terra’
- Data: aberta do dia 3 de outubro ao dia 20 de janeiro de 2018
- Local: Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB)
- Endereço: Praça Tiradentes, 69 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20060-070
- Valor: gratuito
- Saiba mais
Veja também:
- Tapetes piauienses são feitos com capim reaproveitável
- Choque térmico pode ter causado morte de 40 mil peixes no Piauí
- Rolhas de garrafas de vinho são reaproveitadas e usadas para a pintura de enormes retratos
- Um dos maiores complexos eólicos da América Latina é inaugurado na divisa entre Piauí e Pernambuco