Esta exposição faz parte da comemoração de 13 Anos da Umapaz, integrando os 17 painéis dos ODSs com as obras artísticas do Salão de Humor de Piracicaba. Ao longo desses anos a UMAPAZ ratifica o compromisso para o avanço socioambiental no Município de São Paulo, tendo todas as suas ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), firmados pela Organização das Nações Unidas (ONU) por 193 países.
Essa exposição, realizada pela “Virada Sustentável 2018”, teve como pressuposto que a alegria engaja mais do que o medo. Trata-se de um ingrediente fundamental para que possamos avançar rumo à uma sociedade menos desigual, mais tolerante e mais sustentável. “Fazer um recorte expositivo dos 17 ODS com as obras de um dos salões de humor mais importantes do mundo, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, é uma realização que nos enche de orgulho, trazendo uma visão alegre e não por isso menos crítica ou reflexiva – dos desafios que temos pela frente como sociedade. O humor e a arte têm uma característica maravilhosa. Eles conquistam as pessoas pelo coração”. (Virada Sustentável 2018)
“A Agenda 2030 é a nossa Declaração Global de Interdependência”, António Guterres, Secretário Geral da ONU. Em setembro de 2015, representantes dos 193 Estados-membros da ONU adotaram o documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” e se comprometeram a tomar medidas ousadas e transformadoras para promover o desenvolvimento sustentável nos próximos 15 anos sem deixar ninguém para trás.
A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, que busca fortalecer a paz universal. O plano indica 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS, e 169 metas, para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta.
São objetivos e metas claras, para que todos os países adotem de acordo com suas próprias prioridades e atuem no espírito de uma parceria global que orienta as escolhas necessárias para melhorar a vida das pessoas, agora e no futuro. O Brasil e a cidade de São Paulo fazem parte desta adesão.
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, em meio à ditadura militar como uma iniciativa corajosa de um grupo de piracicabanos – jornalistas, artistas e intelectuais – que costumavam se reunir num conhecido bar da cidade chamado Café do Bule.
Em pleno regime militar, com o receio de ter suas portas lacradas no primeiro dia, o Salão ultrapassou todas as expectativas iniciais. Ninguém imaginaria que a partir da terceira edição o evento se tornaria internacional, transformando Piracicaba em uma espécie de capital do humor para a qual anualmente tem os olhos de artistas do mundo inteiro voltados para si.
Conhecidos cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão de Piracicaba num dos mais importantes encontros do humor gráfico do Brasil e exterior, entre eles Ziraldo, Fortuna, Millôr, Zélio, Henfil, Jaguar, Luis Fernando Veríssimo, Paulo e Chico Caruso, Miguel Paiva, Angeli, Laerte, Glauco, Edgar Vasques, Jaime Leão, Gual e Jal.
Realizado a 45 anos e considerado um dos Salões mais importantes do mundo no universo das artes gráficas, continua cumprindo seu papel na valorização da arte do desenho de humor, um espaço de reflexão e fruição do belo, revelando talentos, mostrando os profissionais consagrados e resgatando autores e obras históricas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais