Uma das tarefas domésticas mais chatas é lavar a louça, e mais especificamente a panela suja. Mas essa também pode ser uma das mais poluentes. O uso do detergente, um dos produtos mais populares para este tipo de limpeza, pode não ser uma boa, sobretudo se não for biodegradável. Além disso, ele pode conter petróleo em sua composição e sua espuma, quando chega aos rios e lagos, bloqueia a entrada de luz e a oxigenação da água e, consequentemente, contribui para o extermínio dos seres vivos daquele ecossistema. Para preservar o nosso meio ambiente, uma ótima solução é aprender como limpar a panela de uma forma mais sustentável.
Uma opção menos contaminante e mais barata é o bicarbonato de sódio, normalmente utilizado na preparação de alimentos e como antiácido. Aqui, separamos algumas sugestões de uso do bicarbonato para limpar suas panelas sem sujar o meio-ambiente.
Espalhe duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio sobre a sujeira que está no fundo do recipiente. Em seguida, encha a panela com aproximadamente cinco centímetros de água quente e espere por 10 ou 15 minutos. Se as laterais também estiverem sujas, adicione mais uma colher para cada cinco centímetros adicionais de água.
Se a panela estiver muito suja, adicione às duas colheres de sopa de bicarbonato ¼ de xícara de vinagre. Espalhe a espuma que se formou sobre toda a sujeira e adicione água quente. Utilize as mesmas proporções da dica anterior e espere o mesmo tempo antes de começar a esfregar.
Para limpar as panelas e as travessas sujas com comida queimada, faça uma mistura de duas colheres de sopa de bicarbonato e um litro de água. Despeje a solução na panela, coloque-a no fogão e aqueça até começar a ferver. Espere esfriar e limpe. No caso de recipientes de porcelana, siga o mesmo procedimento, aquecendo a louça no forno pré-aquecido a 350° por 10 minutos.
Mesmo sendo técnicas ecologicamente corretas, há contraindicações. Não use o bicarbonato de sódio em panelas antiaderentes, pois o material que garante que a comida não grude na superfície da panela é tóxico e pode se desprender. Além disso, panelas de alumínio podem ficar descoloridas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais