Os ingredientes naturais mais comuns em receitas de produtos de limpeza caseiros são o bicarbonato de sódio, o limão e o vinagre. Eles são baratos, têm grande potencial de limpeza e são mais ecológicos que os produtos químicos tradicionais que estamos acostumados a usar. Esses três itens não auxiliam apenas na limpeza geral, mas também em janelas, espelhos, carpetes e banheiros, se aliados a outros produtos naturais. Confira as dicas:
Veja como fazer desinfetante caseiro que você pode aplicar em vários lugares de sua casa, inclusive no banheiro. E confira aqui como deixar seu banheiro mais sustentável; um pouco de hidróxido de hidrogênio, água e vinagre podem fazer muito pela sua casa.
Aquelas manchas que se formam na banheira ou nos azulejos devido ao acúmulo de sujeira e até à gordura corporal podem ser removidas com bicarbonato de sódio e água. Borrife a mistura encima das manchas. Em seguida, basta aguardar por cerca de uma hora e lavar os locais com água. Também é possível retirar essas manchas, por incrível que pareça, utilizando saquinhos de chá usados.
Se alguma cera de vela acabou caindo no tapete e você não sabe como tirar, aí vai uma dica simples: basta esfriá-la. Para isso, encha uma bolsa térmica ou algum saco plástico (de preferência reutilizável) com gelo e coloque-o sobre a cera grudada no tapete. Espere por cerca de 45 minutos e tente remover. Congelada, a cera é removida com mais facilidade;
Quer dar um brilho nos objetos de cobre da sua casa? Então separe limão e um pouco de sal. Primeiramente, coloque o limão no microondas por dez segundos e, em seguida, corte-o ao meio. Após esse processo, mergulhe a metade esquentada do limão no sal e esfregue-a com vigor contra o objeto de cobre. Aproveite para conferir aqui os poderes do limão como agente de limpeza. Lembre-se de usar luvas ao manusear o usar o limão e, ao término da limpeza, lavar bem as mãos e evitar a exposição ao sol, pois limão na pele e exposição ao sol pode provocar queimaduras;
Caso você encontre manchas em seus objetos de prata, use uma aliada inusitada: a casca de banana. Primeiro, você deve misturar essa casca com água até que se forme uma pasta. Em seguida, esfregue essa pasta na prata com um pano macio e, na sequência, enxague o objeto por completo. Lembre-se de secar a prata antes de devolvê-la ao local em que será guardada, pois a ação de micro-organismos pode danificar o material.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais