Aprenda a fazer uma sementeira de papel reciclado e a deixar seu lar mais verde sem gastar nada
Se você está sem tempo e dinheiro para ir até uma loja de produtos de jardinagem e comprar vasinhos para as sementes que você quer plantar, que tal aprender como fazer uma sementeira reaproveitando materiais? É fácil e não consome muito tempo, dê uma olhada no passo-a-passo:
Materiais necessários
- Várias folhas de papel usado (de preferência, já usado nos dois lados – jornal também serve);
- 1 litro de água morna;
- 1 liquidificador;
- 12 moldes para os vasos (formas ou pequenos recipientes plásticos).
Modo de preparo
Para começar, é necessário picotar muito bem os papéis em pequenos pedaços ou filetes (assim as fibras agem melhor para formar o vaso). Coloque-os no liquidificador, enchendo-o até a borda. Em seguida, insira, aos poucos, água morna dentro do liquidificador – vá colocando água conforme a massa de papel for se formando.
Ligue o aparelho e alterne 30 segundos de funcionamento com 30 segundos de pausa para misturar o papel com a água, de modo a condensar melhor a massa. Após cerca de cinco minutos repetindo esse processo, escorra o máximo de água possível. Depois disso, pegue os moldes e recubra-os com a “gororoba”, sempre se atentando para formar um vasinho (veja mais).
Coloque, com cuidado, uma toalha de papel sobre os moldes feitos para absorver a umidade na parte inferior. Deixe os novos vasinhos descansarem por 24 horas ou até que eles sequem. É melhor mantê-los em local seco e quente.
Pronto! Agora é só plantar as sementes para deixar a sua casa ou jardim mais verdes.