Faixas diagonais de cruzamentos recebem a cor verde em São Paulo

Compartilhar

Nova coloração será implantada em sete cruzamentos em “X” da cidade. Medida atende determinação do Conselho Nacional de Trânsito para padronizar as travessias diagonais

Imagem: Fernando Pereira / Secom

Em atendimento a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a Prefeitura de São Paulo iniciou, no dia 30 de abril, a alteração da cor nas travessias para pedestres diagonais (em “X”). A cor azul já está sendo removida e, em seu lugar, está sendo inserida a cor verde, no padrão nacional.

Inspirada nos modelos de Tóquio, a partir dos quais foram estabelecidos parâmetros e feitos os devidos estudos, as faixas diagonais têm o objetivo de facilitar a vida dos pedestres. Em vez de efetuarem a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez), para atingir a esquina oposta, podem realizá-la em uma única vez. Isso aumenta a segurança e reduz o tempo da travessia, em comparação ao modelo utilizado anteriormente.

Os cruzamentos do Viaduto do Chá com a Rua Coronel Xavier de Toledo e da Rua Riachuelo com a Rua Cristóvão Colombo serão os primeiros a receber a alteração, mas além deles, os outros cinco que contam com esse tipo de travessia também terão a cor alterada.

O modelo de travessia diagonal foi inaugurado na cidade em dezembro de 2014, no cruzamento das ruas Riachuelo com Cristóvão Colombo – trecho escolhido após uma pesquisa que levou em consideração a contagem de pedestres que utilizavam a região.

Atualmente os cruzamentos que contam com esse tipo de travessia são:

– Viaduto do Chá com Rua Coronel Xavier de Toledo (a faixa foi pintada na cor verde);
– Avenida Ipiranga com Avenida São João (a faixa foi pintada foi pintada na cor verde);
– Rua Riachuelo com Rua Cristóvão Colombo;
– Rua da Consolação com Rua Caio Prado;
– Rua Estudantes com Rua Galvão Bueno;
– Rua Tuiuti com Praça Sílvio Romero;
– Rua Tuiuti com Rua Gonçalves Crespo

Fonte: Prefeitura de São Paulo

Veja também:
Semáforo “dançante” entretém pedestres e evita acidentes
Grupo faz “serviços gerais” pelas ruas de São Paulo

eCycle

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais