Lixo Extraordinário é apenas o mais recente documentário sobre a questão do lixo. Conheça duas boas dicas
Mesmo não tendo vencido o Oscar de melhor documentário, o filme anglo-brasileiro Lixo Extraordinário reabriu a discussão sobre o que fazer com o que sobra do nosso consumo diário, mostrando as consequências que o lixo traz para o meio ambiente e para a vida de muitas pessoas.
No Brasil, alguns documentários reconhecidos internacionalmente já tocaram na questão do lixo com muita propriedade. A eCycle selecionou duas dicas: um filme da década de 90 e outro dos anos 2000. “Boca de Lixo” talvez seja o precursor dos documentários sobre lixo e desvenda a vida que há por trás do que é descartado pela sociedade. Já “Estamira” enfoca a vida de uma senhora que mora no lixão devido a uma série de problemas materiais, familiares e psicológicos.
Boca de Lixo
Coutinho, um dos grandes nomes do cinema documental brasileiro, adentra o lixão de Itaoca, em São Gonçalo-RJ, atrás de uma visão dos próprios dependentes do lixo sobre suas condições. O filme se inicia com uma cena em que muitos catadores disputam o lixo “fresco”, recém-chegado do caminhão.
- Gênero: Documentário
- País: Brasil
- Ano: 1993
- Diretor: Eduardo Coutinho
- Duração: 49min
Estamira
É a história de Estamira, uma senhora de 63 anos que trabalha há 20 anos no aterro sanitário do Jardim Gramacho (o mesmo em que foi produzido Lixo Extraordinário). Caminhando no meio termo entre a sanidade e a insanidade, a personagem discursa sobre questões globais, como o destino do lixo produzido pela sociedade.
- Gênero: Documentário
- País: Brasil
- Ano: 2004
- Diretor: Marcos Prado
- Duração: 2h01min