Entenda alguns motivos da falta de fome pela manhã e como quebrar esse “hábito”
A falta de fome pela manhã é comum — é possível que todo mundo, em algum momento da vida, acorde sem vontade de comer. Contudo, isso vai contra o senso-comum de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. Essa frase é usada porque o café da manhã quebra o jejum do sono e reabastece o suprimento de glicose para que os níveis de energia sejam supridos. Por isso, algumas pessoas defendem que pular o café da manhã é errado. Entretanto, existem alguns benefícios de pular o café da manhã: o auxílio na redução de consumo de calorias, prevenção da indigestão e o ato é uma forma segura de fazer jejum intermitente.
Mas, independente das instâncias sobre pular ou não essa refeição, a falta de fome ainda existe e pode impedir pessoas que querem manter o hábito de fazer o desjejum.
Quais são as causas da falta de fome pela manhã?
Existem diversas causas para a falta de fome pela manhã, e embora algumas sejam sinais de algo sério, na maioria das vezes é completamente normal. Mas, em todo caso, é bom observar os motivos. São alguns deles:
Seu jantar foi grande
Falta de fome pela manhã está longe de ser um problema. Muitas vezes, comemos mais tarde ou em quantidades maiores do que estamos acostumados. A falta de fome pela manhã depois de um jantar exagerado se dá principalmente se a comida tiver altos níveis de proteína ou gordura. Esse tipo de alimento gera uma maior sensação de saciedade por mais tempo e desacelera o esvaziamento do estômago.
Seus níveis de adrenalina são mais altos pela manhã
Os níveis hormonais variam durante o sono e podem mudar o apetite. Isso acontece especialmente pelo aumento da adrenalina pela manhã. Já que esse hormônio aumenta o metabolismo de carboidratos e suprime o apetite.
Ansiedade ou depressão
Transtornos mentais como ansiedade e depressão também afetam a falta de fome pela manhã. A produção de hormônios do estresse é maior nesses casos, suprimindo o apetite.
O que fazer?
Já foi concluído que a falta de apetite matinal é comum e pode ser inofensiva na maioria das vezes. Mas, o café da manhã ainda “acorda” o corpo e começa a suprir os nutrientes necessários para que o ser humano consiga exercer suas tarefas diárias. Em casos de doenças é necessário que exista acompanhamento médico, mas, em casos normais é possível regular o corpo com hábitos saudáveis.
Comece prestando atenção no horário do seu jantar e na quantidade de comida ingerida durante a noite. Se a falta de fome continuar é possível comer alimentos ricos em nutrientes em poucas quantidades.
Por outro lado, também existe a opção de pular o café da manhã, pois esse hábito não oferece nenhum tipo de ameaça ao ser humano e pode se tornar uma prática saudável.