Fascite plantar é um processo inflamatório ou degenerativo que causa dor na planta do pé, em uma região próxima ao calcanhar chamada fáscia plantar, tecido fibroso que recobre toda a musculatura da sola, desde o osso calcâneo até os dedos dos pés.
O problema pode acometer qualquer pessoa, mas é mais comum em indivíduos na faixa etária de 40 a 60 anos, praticantes de caminhada ou corrida, maratonistas, grávidas, obesos. Também costuma afetar aqueles que praticam ou praticaram atividades que acabaram causando pressão excessiva e contínua sobre a fáscia plantar.
Passar muito tempo em pé, subir escadas, peso do corpo, muita atividade física e pés chatos são alguns fatores que também podem contribuir para o desenvolvimento da fascite plantar. No dia a dia, acontece quando os ligamentos da fáscia plantar dos pés, que atuam como amortecedores, ficam danificados e inflamados.
O principal sintoma da fascite plantar é uma dor forte e latejante no calcanhar do pé, especialmente durante os primeiros passos, logo pela manhã, ou após um descanso prolongado. O incômodo pode se tornar menos intenso durante o dia, mas voltar após um longo período sentado.
Uso de sapatos inadequados também pode afetar muito a condição. Saltos altos, solas muito moles ou flexíveis e sapatos sem suporte para o arco dos pés podem aumentar o risco de fascite plantar. Sapatos mal ajustados ou projetados para um tipo diferente de pé não são recomendados, pois podem prejudicar a musculatura da sola do pé.
Na maioria dos casos, a fascite plantar afeta apenas um pé, mas pode atingir ambos. O problema tende a começar gradualmente, com dor leve. É uma das causas mais comuns de dor na região do calcanhar e, por isso, muitas vezes é confundida com o esporão do calcâneo, que consiste em dor causada pelo crescimento anormal de um pequeno segmento do osso do calcanhar.
Uma pesquisa realizada na Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh comprovou os efeitos benéficos da injeção de gordura para amenizar os sintomas da fascite plantar. As propriedades regenerativas da gordura ajudam na redução de dor nos calcanhares, além de auxiliar os pacientes nas práticas de esportes e no aumento da qualidade de vida.
Em cerca de 10% dos casos da condição, ela é desenvolvida de modo crônico e que pode exigir por uma cirurgia complicada que oferece riscos. Porém, com o método desenvolvido na Universidade de Pittsburgh, esses riscos são menores e oferecem menos riscos. O procedimento está na fase de testes, porém ofereceu resultados positivos e pode vir a ser um tratamento frequente para a fascite plantar.
A dor pode ser aliviada com tratamentos caseiros e anti-inflamatórios naturais. Em alguns casos, pode ocorrer a necessidade de fazer um exame de ressonância magnética para diagnosticar e/ou descartar outros problemas parecidos, como fratura por estresse e esporão do calcâneo.
De acordo com um estudo, o óleo essencial de lavanda possui propriedades anti-inflamatórias. Dilua uma ou duas gotas em um óleo carreador, como azeite ou óleo de coco, e massageie a planta dos pés. Você também pode tentar adicionar algumas gotas a um escalda-pés quente.
Você pode executar técnicas de massagem simples para aliviar a dor nos calcanhares. Use os polegares para massagear os arcos e os calcanhares, trabalhando da planta dos pés até o calcanhar. Você também pode usar uma bola pequena, como uma bola de golfe, para massagear os arcos. Coloque o pé na bola de golfe, segure-se em um objeto estável e role a bola sob os arcos.
Você tem duas opções: um cubo de gelo pode ser um bom massageador e uma bolsa de gelo poderá causar a desinflamação. Cubra sua bolsa de gelo com um pano ou toalha fina e segure-a sobre a área dolorida de três a quatro vezes por dia, entre 15 a 20 minutos de cada vez. Você também pode rolar um cubo de gelo sob o pé, como a bola de golfe acima.
Às vezes, a fascite plantar é um sinal de que seus pés simplesmente precisam descansar, especialmente se você praticar esportes ou exercícios de alto impacto regularmente. Dar uma pausa para os pés por alguns dias pode ajudar a reduzir a inflamação e curar a fáscia plantar, reduzindo a dor na sola do pé. Enquanto você se cura, tente uma atividade de baixo impacto, como nadar.
Existem exercícios físicos simples que você pode incorporar à sua rotina diária para ajudar a aliviar a dor da fascite plantar. Alongar os músculos dos pés, massagear a fáscia plantar e descansar os pés são apenas algumas maneiras de aliviar a dor nos pés em casa.
É muito importante para a saúde geral do pé manter a flexibilidade do cordão do calcanhar (tendão de Aquiles). Além dos alongamentos caseiros, escolha exercícios de baixo impacto, como natação e yoga, em vez de corrida para diminuir o trauma e a tensão nos pés.
O óleo de linhaça é rico em ácido alfa-linolênico, uma forma de ácido graxo ômega-3, que ataca a inflamação. Despeje um pouco de óleo de linhaça em água morna e mergulhe uma toalha no líquido. Enrole a toalha em volta do calcanhar e coloque uma almofada de aquecimento sobre ele. Deixe-o ligado por pelo menos uma hora e evite mover-se durante este período.
O cânhamo é conhecido por suas características antioxidantes, anti-inflamatórias e neuroprotetoras. É usado para auxiliar na redução da dor musculoesquelética e apoiar a resposta anti-inflamatória do corpo por meio de interação com o sistema endocanabinoide, ajudando a encontrar um alívio natural para a fascite plantar.
A lidocaína tem ação rápida e alivia os músculos e as dores nervosas com facilidade. O mentol é conhecido por proporcionar uma sensação de resfriamento na pele e atua nos receptores da dor no corpo, ajudando a minimizar a dor.
O repolho contém um pigmento chamado antocianina, que pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação nas articulações. Amoleça algumas folhas em fogo baixo para que não se quebrem ao colocá-las nos pés. Prenda as folhas no lugar com gaze ou curativo e deixe repousar durante a noite. Algumas pessoas recomendam derramar mel nas folhas do repolho antes de prendê-las.
A aloe vera, ou babosa, contém mucopolissacarídeos, que têm propriedades anti-inflamatórias. Massageie o óleo na região afetada para obter os benefícios.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais