Um experimento conduzido pela empresa de energia solar TSE está implementando o sistema agrovoltaico em algumas regiões da França com o objetivo de atender às necessidades do país em termos de desenvolvimento de energia renovável sem danificar terras agrícolas. Desde o início do projeto, mais de 5 mil painéis solares foram instalados na comuna francesa de Amance.
O sistema agrovoltaico envolve a união da agricultura com a energia solar fotovoltaica, proporcionando um uso mais sustentável do solo e contribuindo tanto para comunidades rurais quanto para o meio ambiente.
O projeto da TSE ainda não foi concluído. No entanto, especialistas acreditam que se bem sucedido, pode revolucionar as indústrias da agricultura e dos painéis solares.
Xavier Guillot, chefe de pesquisa e desenvolvimento agronômico da TSE, alega que essas instalações poderão permitir o desenvolvimento contínuo de atividades agronômicas e agrícolas.
Além de proporcionar energia limpa e sustentável, os painéis solares beneficiam diretamente as plantações, providenciando proteção contra secas e climas quentes derivados da agravação das mudanças climáticas. Por outro lado, a tecnologia não bloqueia o uso da água da chuva, deslocando-se verticalmente para possibilitar a sua passagem.
Em geral, o sistema agrovoltaico efetiva o uso do solo. Ao combinar as duas áreas, ele reduz a necessidade do uso de novos territórios para a instalação de novas estruturas, reaproveitando um espaço já disponível.
A programação da TSE é de que esses painéis sejam conectados à rede elétrica em dezembro deste ano. Representantes da empresa também anunciaram que a estrutura possui a capacidade de gerar até 2,5 megawatts nos horários de pico — o equivalente à energia que é consumida por 1.350 pessoas.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais