Loja
Apoio: Roche

Saiba onde descartar seus resíduos

Verifique o campo
Inserir um CEP válido
Verifique o campo

Com base em um índice de convergência ambiental, a ferramenta distingue, entre os mais de 10 mil candidatos da câmara federal, aqueles mais alinhados a causas ambientais

Desenvolvido pelo Instituto Democracia Sustentabilidade e pela Rede Advocacy Colaborativo, com o apoio de dezenas de organizações, o Painel Farol Verde é uma ferramenta que mede o potencial de comprometimento de candidatas e candidatos das eleições de 2022 com as pautas ambientais. 

Como funciona?

A ferramenta é baseada em um índice de convergência ambiental (ICAt) — que afere o percentual de convergência do voto do candidato na legislatura atual, em relação ao voto do então Líder da Frente Parlamentar Ambientalista — de cada parlamentar candidato a reeleição, principais projetos de lei dos candidatos e como se posicionaram nas redes sociais em relação aos temas de interesse. Na análise, estão incluídos os temas clima, desmatamento, terras indígenas e quilombolas, reforma tributária, agrotóxicos, Unidades de Conservação, caça e biomas. 

A coordenação do Farol Verde selecionou as principais votações nominais sobre matérias socioambientais ocorridas na Câmara Federal e no Senado, durante a 56a legislatura até o início das eleições, entre 2019 e 2022. Foram consideradas, além da aprovação ou rejeição das matérias, também os requerimentos incidentais (inclusão ou retirada de pauta, urgência e destaques ou emendas).

Para cada matéria (Projeto de Lei, Proposta de Emenda Constitucional ou Medida Provisória) foi calculado um índice de convergência ambiental por matéria (ICAm). Foi utilizada como referência para o cálculo da convergência ambiental por matéria a votação do(a) Líder da bancada ambientalista, coordenador(a) da Frente Parlamentar Ambientalista, na Câmara e no Senado. Na eventual ausência de votação do líder, foram considerados os líderes da Frente Parlamentar de Direitos Indígenas e/ou dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A convergência é computada (em percentual) se o parlamentar vota em concordância com o voto do líder da frente ambientalista. Se o(a) parlamentar votou divergente, ou não votou naquela matéria/requerimento/destaque, ele deixa de pontuar para aquela votação específica para o Índice de Convergência Ambiental por matéria (ICAm).O cálculo do Índice de Convergência Ambiental “total” (ICAt) é resultado da média dos Índices de Convergência Ambiental por matéria (ICAm).

Os eleitores, por sua vez, podem visualizar as respostas dos candidatos à enquete do Farol Verde, o resultado do índice de convergência ambiental e recortes de posts sobre temas ambientais por candidato.  O objetivo é facilitar a escolha na busca por candidatos mais alinhados às pautas ambientais. 

Como participar como eleitor ou candidato?

Se você é candidato(a), clique em www.farolverde.org.br/enquete

Se você é eleitor(a), clique em www.farolverde.org.br/candidatos

Confira a seguir algumas respostas de candidatos à enquete e índice de convergência ambiental de candidatos de alguns estados:


Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais