Ativistas, cozinheiros, músicos e DJs juntam na mesma ‘panela’ aproveitamento total de alimentos, articulação e música, cozinhando a partir de ingredientes rejeitados que, mesmo estando em boas condições de consumo, são descartados nas feiras e mercados por estarem ‘feios’, assimétricos ou com partes machucadas. Unindo diversão e conscientização, o movimento Slow Food reúne outros coletivos ligados ao alimento e fortalece a frente de ação anti-desperdício para trazer a Disco Xepa para o cenário paulistano, um evento ecogastronômico que já acontece em várias cidades da Europa.
Em São Paulo, serão 4 dias de evento com cinedebates, oficinas e banquete de encerramento dia 17 de Maio em homenagem ao Food Revolution Day, que é um dia de ação global criado pelo chefe inglês Jamie Oliver para promover o aprendizado de técnicas culinárias, para se cozinhar de forma simples, saborosa e saudável.
O objetivo da realização do Festival Disco Xepa é inspirar, reunir e formar novos multiplicadores que possam impulsionar o envolvimento paulistano no caminho da ação consciente e do consumo responsável de alimentos para que seja real e possível eliminar o desperdício de comida.
Se pensarmos que há milhões de pessoas passando fome no mundo, o desperdício de alimentos é um problema sério. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente . No Brasil não é diferente: o país, que é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, joga fora 26 milhões de toneladas de alimentos. Desperdiçamos alimentos desde a colheita até o momento da limpeza da geladeira. Em São Paulo, dados recentes da Secretaria de Serviços da cidade de São Paulo apontam que, das 13 mil toneladas de lixo recolhidas diariamente, 51% dos resíduos são úmidos, orgânicos.
O festival está com uma campanha de financiamento colaborativo no Kickante. A meta é arrecadar R$ 61.000,00 para remunerar o trabalho dos envolvidos e produzir material audiovisual e informativo para que possa ser usado em ações de conscientização.
Veja abaixo o vídeo da promoção do evento:
O evento também tem uma página no Facebook. Confira a programação:
Para o encerramento das atividades do Festival, cozinheiros, educadores e músicos passarão a tarde de sábado proporcionando uma importante experiência ecogastronômica. Serão 5 horas de música, arte de rua e oficinas educativas sobre o aproveitamento total de alimentos. A partir das 13h, quando os cozinheiros chegarem da coleta de alimentos, será iniciado no Beco do Aprendiz um tributo aos alimentos e ingredientes descartados de feiras livres e supermercados resgatados do destino fatal do lixo público e que serão transformados num verdadeiro banquete servido gratuitamente ao anoitecer.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais