Projeto de extensão do Instituto de Relações Internacionais da USP quer levar ao público discussões sobre fenômenos históricos e políticos da atualidade a partir de obras cinematográfica
Questões como o narcotráfico, o policiamento das fronteiras e o estigma associado aos países latino-americanos são discutidas em um novo episódio do CineGRICast, podcast produzido pelo grupo de extensão CineGRI, do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP. O diferencial da produção é o uso de filmes de cinema que servem como pano de fundo para abordar temas de geopolítica e relações internacionais. No último podcast, por exemplo, os temas são discutidos com base no filme Operação Fronteira (2019) e no documentário Fronteira da Grandeza (2017), produções que apresentam um panorama sobre as regiões fronteiriças do país, uma de forma ficcional e outra real. Acompanhe o áudio na plataforma Spotify, neste link, ou no player abaixo.
Vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (Nupri) do IRI, com coordenação do professor Rafael Duarte Villa, o CineGRICast tem participação de estudantes e professores da USP, além de diretores e produtores audiovisuais. A produção é feita por alunos do IRI, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e da Faculdade de Direito (FD), todos da USP.
O episódio que trata das fronteiras faz parte da segunda temporada do podcast, que também traz o sistema eleitoral norte-americano, com foco nas eleições presidenciais de 2020, a partir do documentário Fahrenheit 9 de Novembro (2018), dirigido por Michael Moore, na qual são levantadas questões sobre democracia, participação popular e avanço da extrema direita ao redor do mundo.
Outro episódio da temporada discute como a América Latina é retratada pelo cinema, comparando a abordagem de filmes estrangeiros e de filmes regionais, analisando questões como o colonialismo, a desigualdade social, a dependência econômica e o imperialismo cultural.
A primeira temporada do podcast conta com cinco episódios e apresenta filmes como Ele Está de Volta?, para discutir o crescimento dos ideais de extrema direita na política e na sociedade, e Parasita, para falar do capitalismo e das novas formas de escravidão na sociedade.
Além dos podcasts, o projeto de extensão CineGRI também produz vídeos, textos e webcineclubes. Criado em 2015, ele conta atualmente com 12 estudantes da USP. “O projeto foi criado para cobrir uma lacuna que existia de levar um pouco de cinema vinculado à Universidade para a sociedade”, destaca Rafael Villa. O propósito do formato em áudio é discutir as questões de geopolítica e relações internacionais de maneira mais aprofundada. As produções têm em média 50 minutos de duração.
- Confira todos os episódios do CineGRICast no Spotify, neste link, ou na página do projeto: www.cinegri.com/cinegricast
- Acompanhe também as atividades do grupo no Facebook: www.facebook.com/ProjetoCineGRI
Veja também:
- Como tornar o ensino de botânica mais interessante? Curso da USP ajuda professores
- Museu do Ipiranga lança a campanha digital “São Paulo – Território em Construção”
- “Janelas da Arte” mostra a crise da pandemia. E propõe a valorização da vida
- O que está acontecendo com o clima? Livro e podcast ajudam a entender