O termo filosofia pode ser definido como “amor pelo conhecimento”, a área tem como objetivo entender a realidade humana em diversos âmbitos
A filosofia é uma área que estuda a forma de pensar a ética, o pensamento, a existência, os significados e os valores. A palavra filosofia surgiu do termo grego phílosophía, que em português significa “amor ao conhecimento”. O objetivo deste campo de estudo é entender a existência humana por meio do aprendizado.
Desta maneira, a filosofia se trata da investigação da natureza, da realidade, do conhecimento e das razões lógicas. O pensamento filosófico é valorizado como forma de entender as relações e atitudes dos seres humanos, logo, ele é ensinado em escolas e universidades como uma disciplina essencial.
Pensadores e profissionais defendem que não é fácil conceituar essa área de maneira única, já que ela é formada por diversas ideias, conhecimentos e vertentes através da história. É possível estudar a filosofia da linguagem, filosofia política, do direito, da comunicação e da matemática.
Importante frisar que esse estudo requer a análise da história do mundo, levando em conta a Grécia Antiga, os tempos modernos e contemporâneos. Esses fatores ajudam a entender os pensamentos de cada filósofo e seus ensinamentos para a sociedade.
Correntes da filosofia
Metafísica: estudo da realidade, do que existe no mundo, como ele é e como ele funciona. As questões da metafísica geralmente envolvem questionar a existência de Deus, a verdade da vida humana, a construção do mundo e o livre arbítrio dos indivíduos.
Epistemologia: estudo do conhecimento, ele se preocupa na capacidade de aprendizado do ser humano sobre o mundo, e como ele pode aprender sobre isso. A epistemologia se pergunta a respeito do que é conhecimento e qual a capacidade de aprender do ser humano.
Ética: analisa as preocupações do ser humano sobre o que ele pode fazer e qual o melhor para se fazer. Nesse campo, estuda-se o que é bom, o que é ruim, o que são morais, valores e a melhor forma pela qual uma pessoa pode agir.
Lógica: a filosofia da lógica tenta entender e explicar o sentido das coisas a partir de padrões da sociedade. Pensadores da lógica geralmente se questionam sobre o que constitui o “bom” e o “ruim” e como os indivíduos determinam esses valores.
Qual é o principal objetivo da Filosofia?
A filosofia busca entender o ser humano e a forma como ele reproduz seus conhecimentos e pensamentos em sociedade. Assim, é a filosofia a responsável por explicar e entender a maneira como as pessoas e certos conceitos sociais funcionam, além de tentar explicar questões básicas da existência.
A filosofia é a área do conhecimento que se encarrega de entender e reconhecer pensamentos como:
- Por que existem crimes?
- Qual o objetivo da vida humana?
- Por que os seres humanos têm consciência?
- O que é consciência?
Qual é a importância da filosofia para a educação?
Todo o ser humano questiona a sua existência, a formação da sociedade e as crenças comuns. Para responder a essas perguntas há a filosofia, ela é a área do estudo que tenta entender pontos existentes e explicá-los para as pessoas.
A educação precisa do estudo filosófico como base para entender as ações humanas, os pensamentos e as morais e valores que a sociedade prega. Com melhor conhecimento sobre o próprio conhecimento, os indivíduos conseguem ter uma visão ampliada sobre a realidade e o porquê das coisas serem como são.
Qual é a origem da filosofia?
A Grécia antiga é conhecida como o berço da filosofia, antes disso, as questões filosóficas eram tratadas de maneiras míticas, utilizando de crenças religiosas, fenômenos da natureza ou lendas.
Durante o período da filosofia grega, os indivíduos que formavam as sociedades acreditavam que os filósofos eram enviados de deuses. O objetivo desses pensadores era investigar e organizar o pensamento do ser humano, através dos estudos. Assim, as crenças míticas vão sendo deixadas de lado, a uma formação mais lógica da organização social e da natureza vai ganhando espaço.
Os termos “filosofia”, “filósofo” e “matemática” foram tecidos pelo pensador e estudiosos grego pré-socrático, Pitágoras.
Qual é o nome do pai da filosofia?
Não existe um consenso sobre quem é o pai da área, alguns defendem que Sócrates é a figura mais importante para essa área de conhecimento devido seus estudos e descobertas. Porém, alguns acreditam que Tales de Mileto foi o primeiro filósofo que existiu, afinal, ele criou o primeiro movimento filosófico que existiu, a Escola de Mileto ou Escola Jônica.
Filosofia e seus principais momentos históricos
Filosofia antiga
Começou no século VII a.C, ainda na Grécia, e é dividida em três períodos: Pré-socrático (séculos VII a V a.C.), Período Socrático (século V a IV a.C.), Período Helenístico (século IV a.C. a VI d.C.). Os filósofos que se destacaram nessa época foram Tales de Mileto, Pitágoras, Anaximandro e Heráclito (Escola Jônica).
Já na Escola Italiana (Escola Eleata), se destacaram Parmênides, Zenão, Empédocles e Górgias.
Filosofia medieval
Veio a se desenvolver entre os séculos I e XVI na Europa, época em que se construiu as bases cristãs da filosofia. Ao todo foram quatros períodos que marcaram essa fase da filosofia mundial: Filosofia dos Padres Apostólicos (séculos I e II), Filosofia dos Padres Apologistas (séculos III e IV), Filosofia Patrística (século IV até o VIII) e Filosofia Escolástica (século IX a XVI).
Dois filósofos importantes da época foram o Santo Agostinho de Hipona e São Tomás de Aquino.
Filosofia moderna
Aconteceu entre os séculos XV e XVII, o fundador dessa vertente é René Descartes, pensador que criou o método cartesiano. Nesse período, a razão era dita como uma das únicas coisas capaz de responder às questões humanas. Foi durante a filosofia moderna que surgiram movimentos como humanismo, cientificismo, racionalismo, empirismo e iluminismo.
Os principais filósofos da época são:
- Nicolau Maquiavel (1469-1527);
- Francis Bacon (1561-1626);
- Immanuel Kant (1724-1804)
- Montesquieu (1689-1755) ;
- Rousseau (1712-1778);
- John Locke (1632-1704);
- Spinoza (1632-1677).
Filosofia Contemporânea
Essa área do conhecimento se desenvolveu entre meados do século XX e XVII. A grande responsável pelas ideias da época foi a Escola de Frankfurt, na Alemanha. Os filósofos mais famosos dessa escola foram: Theodor Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin.
As correntes filosóficas que surgiram nesse momento foram o marxismo, positivismo, utilitarismo, pragmatismo, fenomenologia, niilismo, existencialismo, materialismo e estruturalismo. O filósofo francês Michel Foucault também teve certa influência na filosofia da época, assim como Jean Paul Sartre e Gilles Deleuze.
Filosofia ambiental
A filosofia ambiental é um movimento que tenta entender o lugar do ser humano dentro da natureza e seu papel sobre os cuidados do meio ambiente. Ela busca entender o conceito de “ambiente”, qual a melhor relação entre o ser humano e a natureza e como aplicar a ética sobre a ecologia.
Apesar do ser humano se perguntar constantemente a respeito de sua conexão com o meio ambiente, a filosofia ambiental se dá principalmente com a crise ecológica. Afinal, os recursos naturais começam a se tornar escassos e fragilizados devido aos impactos gerados pela sociedade.
Assim, os ambientalistas se movimentam para gerar conhecimento e consciência ambiental nos indivíduos, com objetivo de reduzir o avanço de problemas como a mudança climática ou a poluição global.
Alguns dos nomes mais importantes da filosofia ambiental são Ailton Krenak, pensador indigena brasileiro, e Hans Jonas, responsável pela obra “O Princípio Responsabilidade”.