O que é filosofia e quais são suas vertentes?

Compartilhar

A filosofia é uma área que estuda a forma de pensar a ética, o pensamento, a existência, os significados e os valores. A palavra filosofia surgiu do termo grego phílosophía, que em português significa “amor ao conhecimento”. O objetivo deste campo de estudo é entender a existência humana por meio do aprendizado.

Desta maneira, a filosofia se trata da investigação da natureza, da realidade, do conhecimento e das razões lógicas. O pensamento filosófico é valorizado como forma de entender as relações e atitudes dos seres humanos, logo, ele é ensinado em escolas e universidades como uma disciplina essencial.

Pensadores e profissionais defendem que não é fácil conceituar essa área de maneira única, já que ela é formada por diversas ideias, conhecimentos e vertentes através da história. É possível estudar a filosofia da linguagem, filosofia política, do direito, da comunicação e da matemática.

Importante frisar que esse estudo requer a análise da história do mundo, levando em conta a Grécia Antiga, os tempos modernos e contemporâneos. Esses fatores ajudam a entender os pensamentos de cada filósofo e seus ensinamentos para a sociedade.

Filosofia vegana: conheça e tire suas dúvidas

Correntes da filosofia

Metafísica: estudo da realidade, do que existe no mundo, como ele é e como ele funciona. As questões da metafísica geralmente envolvem questionar a existência de Deus, a verdade da vida humana, a construção do mundo e o livre arbítrio dos indivíduos.

Epistemologia: estudo do conhecimento, ele se preocupa na capacidade de aprendizado do ser humano sobre o mundo, e como ele pode aprender sobre isso. A epistemologia se pergunta a respeito do que é conhecimento e qual a capacidade de aprender do ser humano.

Ética: analisa as preocupações do ser humano sobre o que ele pode fazer e qual o melhor para se fazer. Nesse campo, estuda-se o que é bom, o que é ruim, o que são morais, valores e a melhor forma pela qual uma pessoa pode agir.

Lógica: a filosofia da lógica tenta entender e explicar o sentido das coisas a partir de padrões da sociedade. Pensadores da lógica geralmente se questionam sobre o que constitui o “bom” e o “ruim” e como os indivíduos determinam esses valores.

Qual é o principal objetivo da Filosofia?

A filosofia busca entender o ser humano e a forma como ele reproduz seus conhecimentos e pensamentos em sociedade. Assim, é a filosofia a responsável por explicar e entender a maneira como as pessoas e certos conceitos sociais funcionam, além de tentar explicar questões básicas da existência.

A filosofia é a área do conhecimento que se encarrega de entender e reconhecer pensamentos como:

  • Por que existem crimes?
  • Qual o objetivo da vida humana?
  • Por que os seres humanos têm consciência?
  • O que é consciência?

Qual é a importância da filosofia para a educação?

Todo o ser humano questiona a sua existência, a formação da sociedade e as crenças comuns. Para responder a essas perguntas há a filosofia, ela é a área do estudo que tenta entender pontos existentes e explicá-los para as pessoas.

A educação precisa do estudo filosófico como base para entender as ações humanas, os pensamentos e as morais e valores que a sociedade prega. Com melhor conhecimento sobre o próprio conhecimento, os indivíduos conseguem ter uma visão ampliada sobre a realidade e o porquê das coisas serem como são.

Qual é a origem da filosofia?

A Grécia antiga é conhecida como o berço da filosofia, antes disso, as questões filosóficas eram tratadas de maneiras míticas, utilizando de crenças religiosas, fenômenos da natureza ou lendas.

Durante o período da filosofia grega, os indivíduos que formavam as sociedades acreditavam que os filósofos eram enviados de deuses. O objetivo desses pensadores era investigar e organizar o pensamento do ser humano, através dos estudos. Assim, as crenças míticas vão sendo deixadas de lado, a uma formação mais lógica da organização social e da natureza vai ganhando espaço.

Os termos “filosofia”, “filósofo” e “matemática” foram tecidos pelo pensador e estudiosos grego pré-socrático, Pitágoras.

Qual é o nome do pai da filosofia?

Não existe um consenso sobre quem é o pai da área, alguns defendem que Sócrates é a figura mais importante para essa área de conhecimento devido seus estudos e descobertas. Porém, alguns acreditam que Tales de Mileto foi o primeiro filósofo que existiu, afinal, ele criou o primeiro movimento filosófico que existiu, a Escola de Mileto ou Escola Jônica.

Filosofia e seus principais momentos históricos

Filosofia antiga

Começou no século VII a.C, ainda na Grécia, e é dividida em três períodos: Pré-socrático (séculos VII a V a.C.), Período Socrático (século V a IV a.C.), Período Helenístico (século IV a.C. a VI d.C.). Os filósofos que se destacaram nessa época foram Tales de Mileto, Pitágoras, Anaximandro e Heráclito (Escola Jônica).

Já na Escola Italiana (Escola Eleata), se destacaram Parmênides, Zenão, Empédocles e Górgias.

Kintsugi: filosofia ressignifica marcas do tempo

Filosofia medieval

Veio a se desenvolver entre os séculos I e XVI na Europa, época em que se construiu as bases cristãs da filosofia. Ao todo foram quatros períodos que marcaram essa fase da filosofia mundial: Filosofia dos Padres Apostólicos (séculos I e II), Filosofia dos Padres Apologistas (séculos III e IV), Filosofia Patrística (século IV até o VIII) e Filosofia Escolástica (século IX a XVI).

Dois filósofos importantes da época foram o Santo Agostinho de Hipona e São Tomás de Aquino.

Filosofia moderna

Aconteceu entre os séculos XV e XVII, o fundador dessa vertente é René Descartes, pensador que criou o método cartesiano. Nesse período, a razão era dita como uma das únicas coisas capaz de responder às questões humanas. Foi durante a filosofia moderna que surgiram movimentos como humanismo, cientificismo, racionalismo, empirismo e iluminismo.

Os principais filósofos da época são:

  • Nicolau Maquiavel (1469-1527);
  • Francis Bacon (1561-1626);
  • Immanuel Kant (1724-1804)
  • Montesquieu (1689-1755) ;
  • Rousseau (1712-1778);
  • John Locke (1632-1704);
  • Spinoza (1632-1677).

Filosofia Contemporânea

Essa área do conhecimento se desenvolveu entre meados do século XX e XVII. A grande responsável pelas ideias da época foi a Escola de Frankfurt, na Alemanha. Os filósofos mais famosos dessa escola foram: Theodor Adorno, Max Horkheimer e Walter Benjamin.

As correntes filosóficas que surgiram nesse momento foram o marxismo, positivismo, utilitarismo, pragmatismo, fenomenologia, niilismo, existencialismo, materialismo e estruturalismo. O filósofo francês Michel Foucault também teve certa influência na filosofia da época, assim como Jean Paul Sartre e Gilles Deleuze.

Filosofia ambiental

A filosofia ambiental é um movimento que tenta entender o lugar do ser humano dentro da natureza e seu papel sobre os cuidados do meio ambiente. Ela busca entender o conceito de “ambiente”, qual a melhor relação entre o ser humano e a natureza e como aplicar a ética sobre a ecologia.

Apesar do ser humano se perguntar constantemente a respeito de sua conexão com o meio ambiente, a filosofia ambiental se dá principalmente com a crise ecológica. Afinal, os recursos naturais começam a se tornar escassos e fragilizados devido aos impactos gerados pela sociedade.

Assim, os ambientalistas se movimentam para gerar conhecimento e consciência ambiental nos indivíduos, com objetivo de reduzir o avanço de problemas como a mudança climática ou a poluição global.

Alguns dos nomes mais importantes da filosofia ambiental são Ailton Krenak, pensador indigena brasileiro, e Hans Jonas, responsável pela obra “O Princípio Responsabilidade”.

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais