É possível colocar filtro de café de papel na compostagem? Depende! Embora a borra de café seja uma ótima adição para o seu composto orgânico, muitos dos filtros disponíveis no mercado não podem ser adicionados na composteira por conta de suas composições.
Aqueles filtros brancos, por exemplo, podem passar por processos de embranquecimento que envolvem substâncias químicas que impossibilitam a decomposição do material. O cloro, por exemplo, libera dioxinas — poluentes orgânicos persistentes (POPs) presentes na maioria dos papéis branqueados. Além disso, essas substâncias podem oferecer diversos riscos à saúde e devem ser evitadas.
Por outro lado, muitos especialistas discordam e acreditam que até o filtro de café ser usado na compostagem todos esses químicos, como o próprio cloro, já foram dissipados.
Ainda sim, a composição desses produtos ainda pode ser uma fonte de preocupação entre os usuários. Assim, é possível escolher entre outros tipos de filtro que não passam por esse processo de embranquecimento e que são ótimos na compostagem.
Se o seu filtro de café de papel não passar pelo processo de embranquecimento, sim! O material pode ser usado na compostagem e, consequentemente, na composteira.
Na compostagem, o papel do filtro de café de papel é o mesmo que de folhas secas, ferragem e alguns tipos de papel — materiais secos. Rico em carbono, os filtros ajudam a equilibrar os níveis de nitrogênio presentes no composto.
Além disso, acredita-se que colocar filtro de café de papel na compostagem é um ótimo modo de controlar o odor do composto e de melhorar o seu nível de oxigênio.
Depende! Alguns dos fatores contribuintes para o tempo de decomposição do filtro de café são o seu tipo, umidade, temperatura, tempo de fabricação e até mesmo a época do ano. Entretanto, em geral, filtros de papel podem levar de seis a oito meses para se decompor.
Após se certificar de que seu filtro de café de papel não passa por processos de embranquecimento (entre em contato com o SAC do fabricante), você pode incluí-lo na compostagem. Siga o passo a passo:
Você pode escolher deixar a borra com o filtro ou separá-los. Ambos os materiais são compostáveis, porém fazem parte de processos diferentes e entram em etapas distintas na compostagem — a borra é material orgânico e o filtro material seco.
Assim como a maioria do resíduo seco na compostagem, os filtros de café de papel precisam ser rasgados em pedaços pequenos para possibilitar o processo de decomposição.
Adicione o filtro de café de papel juntamente com o resto do material seco, como folhas secas e serragem na composteira. Depois, coloque o material orgânico, como os restos de comida e borra de café.
Faça camadas de material seco e material orgânico até usar todo o material que for compostar.
Mantenha sua pilha de compostagem checando o nível de umidade do material e misturando-a com ajuda de um forcado. Se sentir que a mistura está seca, adicione mais água.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais