Flamingo, o pombo tingido para suposto chá revelação, não resistiu aos maus-tratos e morreu, dizem autoridades dos EUA

Compartilhar

Morreu, ontem (7), o pombo que comoveu a internet por ter sofrido maus-tratos para ser usado em um suposto chá revelação. A ave, batizada pelos veterinários de Flamingo, apresentou dificuldade para respirar em decorrência da exposição às substâncias tóxicas da tinta utilizada para tingi-la de rosa. Flamingo conquistou corações nos últimos dias depois de ser resgatado em um parque na cidade de Nova York.

Consumir uma “porçãozinha” de peixe, atum ou sardinha também mata golfinhos, tartarugas e baleias em risco de extinção

“Estamos profundamente tristes em informar que Flamingo, nosso doce pombo rosa, faleceu”, dizia um comunicado publicado no perfil do Twitter da Organização Não-Governamental que acolheu o animal, a Wild Bird Fund (WBF). 

A ave, que tinha menos de um ano de idade, foi encontrada vagando pelo Madison Square Park, em Manhattan, na semana passada. Sua situação provocou raiva nos internautas de diversos países, incluindo o Brasil. 

Nas redes sociais, as pessoas expressaram inconformismo diante do cenário. Houve comoção, mas não foi o suficiente para salvar Flamingo e punir os responsáveis pelo ato de crueldade.  

Salmão: não tão saudável a você e a natureza

“Apesar de nossos melhores esforços para retirar o corante, mantendo-o calmo e estável, ele morreu durante a noite. Acreditamos que sua morte foi causada pela inalação das substâncias tóxicas da tinta”, comunicou a WBF, explicando também que a ave apresentou insuficiência respiratória por exposição à toxicidade. 

Em comunicado anterior, os integrantes da ONG haviam explicado que Flamingo era um animal que nasceu em um criadouro, e por isso não sabia se alimentar sozinho, o que pode ter sido a causa do quadro de desnutrição apresentado pelo animal. 

Frango lavado com cloro: o que você precisa saber

“Incentivar o comércio de animais não é bom para os animais de nenhuma forma, mas comprar aves domesticadas para serem lançadas em eventos cerimoniais como casamentos e chás revelação chega a ser crime de crueldade e deveria ser muito mal-visto socialmente, pois esses animais não sobrevivem na natureza e morrem lentamente de fraqueza extrema causada pela ausência de alimentação”, explicou o veterinário especializado em animais silvestres, Eduardo Campos. 

No que diz respeito a crimes de crueldade, é importante ressaltar que, no Brasil, existe uma legislação que pauta os direitos dos animais. 

Como afastar pombos sem crueldade?

De acordo com a advogada Roberta Calabró, “maltratar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, pode gerar detenção e multa”. “No caso de cães e gatos, os maus-tratos podem gerar multa e pena de até 5 anos de prisão”, complementa Calabró.

Moda nada legal: a crueldade com borboletas em festas de casamento

Ao presenciar atos de maus-tratos contra animais domésticos, denuncie para os órgãos: 

Ao encontrar um animal silvestre em sofrimento, você pode levá-lo ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) da região ou ligar para a Polícia Militar Ambiental. 

Stella Legnaioli

Jornalista, gestora ambiental, ecofeminista, vegana e livre de glúten. Aceito convites para morar em uma ecovila :)

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais