Flexão de braço: como fazer e seus benefícios

Compartilhar

A flexão de braço é um exercício versátil e prático, que pode ser realizado sem a necessidade de equipamentos ou idas à academia. Apesar de muitas pessoas acharem que ela só serve para fortalecer o peitoral e os braços, a flexão pode beneficiar todo o corpo, desde a ponta dos pés até o pescoço.

Apesar de alguns desafios fitness encorajarem a prática constante das flexões de braços, é muito importante frisar o tempo de recuperação na rotina. Ou seja, tirar um tempo para descansar e para que seus músculos relaxem, diminuindo o risco de lesões ou excesso de esforço.

Alguns estudos apontam que o período de descanso necessário pode ir de 48 a 72 horas.  Desta maneira, a melhor alternativa é tentar alternar os exercícios, fazendo a flexão de braço duas ou três vezes na semana.   

Calistenia: quais os benefícios e como treinar?

Confira a seguir os principais benefícios de praticar a flexão de braço

Benefícios da flexão de braço

Ajuda a fortalecer diversos músculos

Quando feita do jeito certo, a flexão de braço ajuda a fortalecer uma série de músculos, como por exemplo:

  • Peitoral;
  • Ombros;
  • Tríceps;
  • Bíceps;
  • Músculos das costas.

Depois de um tempo fazendo flexão de braço, é necessário adicionar os membros inferiores, como pernas, cintura e pés, na prática. 

Aumenta a força dos membros superiores 

A flexão de braço é uma ótima opção para fortalecer o condicionamento físico, principalmente na parte superior do corpo. Isso inclui o peitoral, os tríceps e os ombros. Esses músculos são necessários para diversas atividades do dia a dia, como pegar objetos e carregar sacolas, e, por isso, o fortalecimento do condicionamento físico tem tantos benefícios. 

Pode melhorar a saúde cardíaca 

Ao realizar a flexão de braço você pode contribuir para a saúde do seu coração. Apesar do objetivo do exercício ser o aumento da força muscular, essa atividade física pode contribuir para a redução de doenças cardiovasculares. Isso porque ela movimenta muitos músculos ao mesmo tempo, o que faz com que o coração precise bombear mais sangue e oxigênio para o corpo.

Podem melhorar a postura

Através do fortalecimento das costas, ombros e abdômen, a flexão de braço pode melhorar a sua postura. Esse benefício pode ser a resposta para pessoas que sofrem com dor e dificuldade de respirar devido aos problemas de postura. Quando não tratada, a má postura pode causar baixa energia e fadiga muscular.

Você perde peso 

Algumas pessoas buscam fazer exercícios físicos com o intuito de emagrecer, e a flexão de braço pode ajudar. Através dessa prática, o corpo passa a aumentar a massa muscular e, consequentemente, o metabolismo fica mais rápido e facilita a queima de calorias

A quantidade de calorias queimadas por uma flexão de braço varia de pessoa para pessoa, dependendo do seu gênero, idade, tamanho e peso do corpo. Porém, algumas pesquisas apontam que, em média, é possível perder 7 calorias por minuto. 

Ajudam na saúde óssea 

Como a flexão de braço requer que você flexione os cotovelos e retorne para os ombros, a prática recorrente pode ajudar a fortalecer as juntas. Além disso, por ser um exercício de peso corporal, elas podem beneficiar a estrutura óssea, resultando em mais força e reduzindo o risco de condições como a osteoporose

Confira 12 alimentos que fortalecem os ossos

Como fazer flexão de braço? 

Agora que você sabe os benefícios da flexão de braço, está na hora de aprender a melhor forma de fazer o exercício, sem se machucar ou sobrecarregar o corpo. Confira a seguir as dicas para uma flexão de braço tradicional:

  1. Faça a posição de prancha, com os braços retos ao da cabeça, mantenha a distância da largura dos ombros entre eles;
  2. Apoie as mãos no solo, e seus pulsos e cotovelos não devem se tocar;
  3. Levante sua bacia e mantenha ela elevada, sua coluna deve ficar reta do pescoço até a cintura;
  4. Dobre seus cotovelos em 90 graus, com os pés apoiados no chão, e levante o corpo até que seu peitoral fique longe do chão;
  5. Volte para a posição inicial e repita o processo algumas vezes, é recomendável que a atividade seja dividida em três ciclos de pelo menos 12 flexões.

Qual a melhor forma de fazer flexão de braço?

Começar os treinos com uma flexão de braço tradicional pode não ser a opção mais viável para iniciantes, devido a falta de prática ou força. Por isso, existem outras formas de fazer o exercício que o tornam mais fácil, como por exemplo:

Flexão de braço na parede: se posicione na frente da parede com os braços esticados, é importante que eles estejam a uma distância de pelo menos dez centímetros do ombro. Coloque a palma na parede, e com o corpo em um ângulo de 45 graus dobre seus cotovelos até ficar com o rosto próximo das mãos. Empurre o corpo de volta à posição inicial e repita de dez ou 15 vezes;

Flexão de braço pela metade: faça a mesma posição da flexão tradicional, porém em cima de um colchão ou tapete, e apoie os joelhos no chão. Deixe o pé pra cima e as mãos ao lado dos ombros. Empurre seu torso para cima e depois para a posição inicial, sempre inspirando e expirando. Faça isso de dez a 15 vezes; 

É importante estar bem alimentado, hidratado e manter um padrão respiratório enquanto faz a flexão de braço ou qualquer outro tipo de exercício. Se achar necessário, contrate um profissional da educação física para aconselhá-lo sobre as melhores formas de aumentar o condicionamento físico. 

Ana Nóbrega

Jornalista ambiental, praticante de liberdade alimentar e defensora da parentalidade positiva. Jovem paraense se aventurando na floresta de cimento de São Paulo.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.

Saiba mais