Veja algumas propriedades da flor de Narciso e como essa planta é cultivada
A flor de Narciso é uma planta da família Amaryllidaceae nativa da Europa, mas que é cultivada em climas temperados em todo o mundo. Tradicionalmente, a flor é amarela, porém, a sua popularidade resultou na produção de uma imensa variedade dessas plantas, que podem variar do branco, amarelo, laranja, rosa e vermelho.
Também conhecida pelo nome científico Narcissus pseudonarcissus, a flor de Narciso floresce durante a primavera. Nas condições certas, ela é perene e pode crescer e florescer de todos os anos.
Os significados e simbolismo dessa planta na botânica são associados ao seu crescimento. Veja mais:
Qual o significado da flor de Narciso?
Para floristas e aficionados à floricultura, a flor de Narciso representa renascimento e novos começos. Isso se dá porque a flor é uma das primeiras plantas a florescer no final do inverno, anunciando o início da primavera e o fim do frio.
Adicionalmente, mas menos comum, ela também pode ser símbolos de criatividade, resiliência, perdão, energia e vitalidade. No entanto, esse e outros significados da flor podem variar de acordo com a cor e variedade da planta.
Em geral, o significado da flor de Narciso também pode variar de acordo com o local em que é encontrada. Enquanto na China é um símbolo de prosperidade e boa fortuna, no Japão pode indicar felicidade e no Oriente Médio acreditava-se que era afrodisíaca.
Características
Em sua variedade original, a flor de Narciso possui uma cor amarela e é composta por seis pétalas e uma coroa central em forma de trombeta que é franzida nas bordas. Cada planta contém cinco ou seis folhas lineares que crescem a partir do bulbo e têm cerca de 30 cm de comprimento.
Ao todo, a planta pode alcançar até 16 centímetros de altura. Porém, as características e cores da flor Narciso dependem de sua variedade.
Existem cerca de 30 mil variedades diferentes de Narciso que afetam suas características e disponibilidade. Espécies como “Maximus” ou “Trumpet Major“, “Narcissus pink charm” e “Narcissus viridiflorus” são mais raras.
Em contraste, a flor da Narciso tradicional amarela é cultivada e apreciada quase no mundo inteiro.
Origem do nome da flor de Narciso
A origem do nome da flor vem da mitologia grega, do conto de Narciso, um homem que acabou se apaixonando por sua própria imagem refletida em um lago após ser amaldiçoado pela deusa Nêmesis. Narciso morreu ao não conseguir abandonar seu reflexo e se afogou no lago — cujas margens floresceram com a flor de Narciso.
Além disso, muitas pessoas acreditam que o jeito que as flores nascem, com os eixos inclinados para baixo, simboliza o modo que Narciso movia seu pescoço para se olhar no lago. Até hoje, os Narcisos também podem representar vaidade e amor não correspondido.
Usos e propriedades
Segundo a Society of Chemical Industry (SCI), a flor de Narciso já foi comumente usada na medicina popular e na medicina tradicional. No entanto, parte de seu uso é resultante da presença de alcaloides de fenantridina, cristais de oxalato de cálcio e licorina, compostos tóxicos aos seres humanos e alguns animais. Essas substâncias eram usadas para induzir o vômito em pessoas doentes.
Além dessas propriedades, o extrato de Narciso pode causar dormência, alucinações, convulsões e efeitos cardíacos. Por isso, também foi usado no tratamento de feridas e queimaduras.
Entretanto, seu uso não é recomendado. Seu consumo é perigoso e pode levar a fatalidades, enquanto seu manuseio pode gerar problemas de pele.
Embora o bulbo seja a parte mais perigosa, toda a estrutura da flor pode ser tóxica e requer cuidados ao ser manuseada, como o uso de luvas e potencialmente óculos de proteção. É recomendado que as luvas sejam descartadas depois ou lavadas para evitar exposição às substâncias tóxicas liberadas pela planta.
Como plantar
Jardineiros acreditam que a flor de Narciso é fácil de plantar e pode ser cultivada por iniciantes do mundo da jardinagem. As plantas se multiplicam com facilidade, não são exigentes com o solo e sua toxicidade faz com que animais e pragas fiquem longe de suas folhas.
Comece a plantar a flor durante o inverno, ou em temperaturas mais frias, para que ela possa florescer. Escolha os bulbos maiores e mais firmes e com uma cobertura que lembra papel seco. Plante-os virados para cima com cerca de 7 a 12 cm de profundidade, os separando por aproximadamente 13 centímetros.
Escolha um local com exposição inteira ou parcial do Sol. Embora a maioria das flores não seja exigente com o solo e cresça em qualquer local não muito seco, ela floresce melhor em solos moderadamente férteis e bem drenados que são mantidos úmidos durante a estação de crescimento.
Se necessário, coloque um pouco de fertilizante no mesmo buraco do bulbo para incentivar o crescimento.
Na maior parte, a flor de Narciso precisa de água durante seu crescimento, porém, ela pode apodrecer em solos muito úmidos, então só comece a regar a planta se seu solo estiver seco.
Esse método pode ser usado tanto dentro ou fora de casa, em vasos ou no jardim.