A floresta temperada é uma formação florestal caducifólia típica dos climas temperados e subtropicais. De modo geral, ela é encontrada em latitudes mais baixas e sob maior influência da maritimidade. A floresta temperada se estendia por grandes porções da Europa Centro-Ocidental e, atualmente, subsiste na Ásia, na América do Norte e em pequenas extensões da América do Sul, Austrália e Nova Zelândia.
Na Europa, restam apenas pequenas extensões, como a Floresta Negra, na Alemanha, e a Floresta de Sherwood, na Inglaterra.
A flora da floresta temperada é composta predominantemente por gimnospermas. Esse tipo de vegetação possui sementes que não estão dentro de um ovário como nas plantas que possuem flores. Suas sementes crescem na superfície das folhas ou em estruturas modificadas, como as pinhas do pinheiro. Ainda, a vegetação é caducifólia, ou seja, perde as folhas nas estações mais frias, que formam um “tapete” de matéria orgânica.
Já a fauna da floresta temperada é formada por ursos-negros, javalis, gatos-selvagem, lobos-ibérico, raposas-vermelha e leões-da-montanha. A floresta temperada possui solo rico em nutrientes.
A floresta temperada possui clima temperado, ou frio, que conta com as quatro estações do ano bem definidas: primavera, verão, outono e inverno. Nele, ocorre uma nítida distinção entre as localidades que sofrem influência da maritimidade ou da continentalidade. No clima temperado oceânico, a amplitude térmica é menor e a pluviosidade é maior. Já no clima temperado continental, as variações térmicas diária e anual são bastante acentuadas e os índices pluviométricos são menores.
A floresta temperada foi extremamente devastada pela ação humana, sendo substituída, principalmente, pela agricultura.
A localização das florestas tropicais faz com que elas recebam grandes quantidades de luz e possuam clima quente e úmido. As chuvas são frequentes e abundantes e a umidade relativa varia entre 77% e 88%. Esses fatores garantem alta produtividade primária, gerando uma diversidade de recursos e espécies.
Pesquisas afirmam que em apenas um quilômetro quadrado podem ser encontradas centenas de espécies de árvores, enquanto nas mesmas dimensões das florestas temperadas dificilmente encontra-se mais de uma dezena de espécies. As florestas tropicais são o lar de uma maior variedade de vida do que qualquer outro ambiente terrestre na Terra. No entanto, diversas espécies encontradas nas florestas temperadas são endêmicas e importantes.
As florestas temperadas são exploradas há muito tempo. A busca pela madeira e a expansão das áreas de agricultura e pecuária são as principais causas do desmatamento. Estudos afirmam que a expansão das florestas temperadas pode ajudar na luta contra as mudanças climáticas. Por isso, sua preservação é fundamental.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais