O fogão e o cooktop fazem parte de uma lista de eletrodomésticos de linha branca considerados essenciais para o dia a dia. Entretanto, por desempenharem a mesma função, muitos consumidores se questionam sobre qual é o melhor modelo para sua cozinha.
Ambos se diferenciam, principalmente, pela presença ou não de um forno embutido. Além disso, o método de instalação também é diferente. A escolha varia de acordo com as necessidades, preferências e poder financeiro do consumidor. Entenda sobre as vantagens e desvantagens de cada um.
Em primeiro lugar, é necessário entender os tipos de funcionalidades que existem em fogões e cooktops, que influenciam na escolha do consumidor.
Em razão dos avanços tecnológicos em componentes eletrônicos, existem, no mercado, três diferentes tipos de sistema de cozimento em fogões e cooktops. Eles variam em função de preço, eficiência, design e sustentabilidade. Confira:
No fogão a gás, é usado o Gás Liquefeito do Petróleo (GLP) ou o gás natural. Ao acionar o botão, o gás é liberado, entrando em contato com o oxigênio por meio de um sistema de ignição. Assim, o fogo é criado.
Um dos principais problemas desse modelo de fogão cooktop é o uso dos gases. Isso porque eles são originários de combustíveis fósseis e provocam poluição interna.
No geral, a tecnologia a gás é considerada a mais barata entre os três tipos existentes. Isso porque ele é o mais difundido globalmente e utiliza de uma tecnologia mais simples, isto é, o uso de gás.
Um outro modelo é o fogão ou cooktop elétrico. Ele não libera nenhum gás poluente, mas utiliza a energia elétrica do estabelecimento. Ele obtém o seu calor de uma fonte centralizada, normalmente bobinas de cobre por baixo da superfície do cooktop.
Quando uma corrente elétrica aquece as bobinas, elas transferem esse calor para a superfície do fogão por condução térmica. Assim, forma-se um brilho infravermelho no formato das bocas da superfície.
Então, essa energia radiante aquece os utensílios de cozinha, que transferem o calor para os alimentos.
Além de evitar poluição interna por gás, esse tipo de cooktop é vantajoso pela sua instalação simples. Alguns ainda gostam do calor produzido pelo cooktop, pois ele permanece quente mesmo depois de desligar. O calor residual pode ser utilizado para manter os alimentos quentes ou para completar a cozedura sem gerar energia em excesso.
No entanto, ele também pode ocasionar queimaduras acidentais, já que sua superfície inteira é aquecida. Os fogões cooktops elétricos também demoram mais tempo para aquecer e as bocas podem, por vezes, fornecer um calor irregular. Assim, se você utilizar uma panela menor do que a superfície aquecida, uma parte da energia pode ser desperdiçada.
Os fogões ou cooktops de indução funcionam com eletricidade, assim como os elétricos. A diferença é que a tecnologia de indução utiliza um campo magnético para transferir a eletricidade diretamente para uma panela e não para a superfície do fogão. Assim, a superfície é fria ao toque, mesmo quando está ligada.
O cooktop por indução cozinha mais rapidamente do que qualquer outra tecnologia existente e consome menos energia. Eles são cerca de 5% a 10% mais eficientes em termos energéticos do que os fogões elétricos. Além disso, uma vez que não há calor residual, esses eletrodomésticos resfriam muito mais rápido depois de retirados os utensílios de cozinha, permitindo uma limpeza mais rápida e segura.
Entretanto, esse modelo é geralmente mais caro do que os demais. Ele também funciona melhor com panelas que funcionam com ondas eletromagnéticas. Elas incluem aço inoxidável de fundo liso, ferro fundido ou com fundo triplo. Por isso, se cozinhar com cobre ou alumínio, você precisará mudar suas panelas, resultando em um custo a mais.
Um fogão é um cooktop com um forno embutido. Os fogões são o tipo de aparelho de cozinha mais comum nas casas. Eles são populares porque oferecem a praticidade e comodidade de ter um cooktop e um forno em um só aparelho. Além disso, os fogões são muitas vezes mais econômicos do que outros aparelhos de cozinha e podem ser encontrados em uma variedade ampla de preços e modelos.
Um cooktop é um aparelho feito para ser instalado em uma bancada ou em uma ilha de cozinha. Ao contrário de um fogão, o cooktop não inclui um forno. Em vez disso, ela deve ser associada a um forno de parede ou forno de micro-ondas separados.
Uma das principais vantagens de ter um cooktop é a sua flexibilidade. Como não inclui um forno, ele pode ser instalado numa variedade de locais na sua cozinha. Isso oferece mais opções de design.
No entanto, existem também algumas desvantagens em utilizar um cooktop. O principal obstáculo é a questão financeira. Por ser um aparelho autônomo, ele requer um forno separado, que pode ser mais caro do que comprar um fogão. Além disso, a instalação pode ser mais complicada, uma vez que requer a abertura de um buraco na bancada ou na ilha da cozinha.
Uma das primeiras coisas a se considerar quando chega essa pergunta são os hábitos culinários. Se você cozinha ou assa frequentemente, um fogão pode ser a melhor escolha. Por outro lado, se você raramente utiliza o forno ou se o espaço da sua cozinha é limitado, um cooktop pode ser a melhor opção.
Outra coisa essencial a se considerar é o seu orçamento. Normalmente, a compra e a instalação de um cooktop são mais caros. No entanto, se você está disposto a investir alto nesse aparelho, um cooktop pode oferecer mais funcionalidades e opções de personalização.
Outra pergunta frequente é se deveríamos substituir o fogão a gás por um fogão ou cooktop por indução. Na perspectiva de saúde, um fogão ou cooktop a gás é mais prejudicial que os demais. Os gases utilizados para o funcionamento desses aparelhos – Gás Liquefeito do Petróleo (GLP) ou gás natural – podem causar poluição em ambientes internos.
Isso porque a queima do GLP cria calor, que faz com que as partículas de nitrogênio e oxigênio se liguem, formando dióxido de nitrogênio (NO2). Além disso, acredita-se que utilizar esse gás para cozinhar também libera monóxido de carbono (CO). Todos eles têm vários impactos negativos na saúde e podem afetar os sistemas respiratório e cardiovascular.
Além disso, a produção de gás natural é um grande emissor de metano (CH4), um potente gás do efeito estufa. Um estudo da Universidade de Stanford concluiu que as emissões de metano dos fogões a gás (mesmo quando estão desligados) podem emitir o equivalente à poluição de meio milhão de automóveis.
Já o fogão ou cooktop por indução não necessitam de gases poluentes e cozinham mais rapidamente do que qualquer outra tecnologia existente, consumindo menos energia. No entanto, esse modelo é mais caro e requer panelas específicas para funcionar.
Dessa forma, se você deseja diminuir a poluição interna e externa e está disposto a gastar uma quantia a mais, o fogão ou cooktop por indução são ótimas opções.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais