A folha de rabanete costuma ser descartada depois de seu caule para o consumo. O rabanete é consumido sem as folhas na maior parte das receitas, no entanto, isso não significa que a folha não seja comestível. Na verdade, além de ser um bom ingrediente para saladas, ela oferece uma gama variada de benefícios quando cozida.
Ao ir no mercado você pode encontrar os rabanetes sendo vendidos com sua parte superior removida. Porém, também é possível encontrar o vegetal completo para a compra. Quando a folha de rabanete está fresca e saudável, isso significa que o vegetal foi colhido recentemente, o que melhora a qualidade da receita que vai ser preparada com o alimento.
O sabor da folha de rabanete se define em algo terroso, com traço levemente amargo e de sabor picante, que não chega a ser desagradavel para quem a consome. Esse sabor se aproxima da mostarda, do espinafre e das folhas de nabo, apesar de sua diferença de tamanho.
Ao cozinhar a folha, certifique-se de adicionar sal ao prato para que o sabor amargo fique equilibrado para seu paladar.
Quando for escolher a folha de rabanete para a sua salada ou seu refogado, procure por aquelas que tenham um caule firme, fresco e em verde vivo. As folhas também precisam ser crocantes, verdes, não murchas ou amareladas. Essas características podem apontar algum tipo de dano causado por insetos, o que não impactam o sabor da folha de rabanete, mas reduz seu tempo de validade.
O tipo de rabanete usado na sua receita depende apenas de seu gosto. Se preferir, pode adicionar a folha de rabanete a um prato com outras verduras, como alface, couve, brócolis, repolho, agrião e acelga.
A melhor maneira de armazenar a sua folha é a separando da raíz. A partir disso, você vai precisar lavar as folhas, secá-las e por fim armazená-las em um pote com pano respirável para retirar a umidade do alimento. É possível guardar as folhas de rabanete no congelador, ou em uma gaveta na cozinha, mas certifique-se de consumir o alimento em pelo menos três dias, para que sua qualidade não se perca.
A folha é fonte de fibras, mais do que o próprio rabanete. As fibras ajudam no processo digestivo, e também são benéficas para pessoas que querem tratar condições como a constipação e o inchaço abdominal.
Por conter uma grande quantidade de ferro, a folha de rabanete ajuda a combater sintomas de fadiga. Outros nutrientes essenciais presentes são a vitamina C, A e tiamina, que também combatem a fadiga. Além disso, essa verdura é rica em fósforo, que afeta positivamente o funcionamento do sistema imunológico.
Assim como o rabanete, as suas folhas têm efeitos diuréticos quando consumidas pelo ser humano. Este efeito ajuda pessoas que sofrem com retenção de líquidos e melhora sintomas de quem está com constipação ou inchaço abdominal.
A junção dos nutrientes essenciais e das propriedades antimicrobianas e antibacterianas da folha de rabanete ajudam no detox do organismo, livrando-o de toxinas que fazem mal ao corpo.
Alguns estudos apontam que o consumo da folha de rabanete pode ser benéfico para pessoas que têm diabetes. Isso porque o alimento ajuda a reduzir os níveis de glicose no sangue. Ademais, pessoas propensas a desenvolverem a condição também podem evitar esse risco adicionando o vegetal na dieta.
Devido à presença de cristais de oxalato de cálcio, as folhas de rabanete não devem ser consumidas cruas. Mas as receitas possíveis são diversas. Você pode adicionar o alimento refogado em uma salada, em uma sopa ou preparar um molho pesto para acompanhar sua refeição. Confira a seguir como fazer folha de rabanete refogada:
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos.
Saiba mais